Ação aconteceu em virtude da utilização do veículo oficial para transporte de uma pessoa.
O presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Iguaçu e um assessor legislativo foram presos em flagrante na quinta-feira, 17 de outubro, pelo crime de peculato. A prisão foi feita pela 1ª Promotoria de Justiça de Dois Vizinhos (sede da Comarca), após denúncia anônima de que o veículo oficial da Câmara estava transportando uma pessoa para uma audiência privada no Fórum de Dois Vizinhos.
Após a promotoria de justiça constatar a veracidade das informações, realizou a prisão do assessor, que foi flagrado conduzindo o veículo com o homem que participaria da audiência. A ordem para levar o cidadão até o Fórum partiu do presidente da Câmara, razão pela qual ele também foi preso.
No início deste ano, a promotoria de justiça havia expedido recomendação administrativa ao presidente da Câmara de Cruzeiro do Iguaçu para que regulamentasse o uso do veículo oficial, diante de notícias do seu uso indevido e também para alertar sobre a irregularidade da utilização do assessor legislativo na função exclusiva de motorista.