Educação

Deputados Hussein Backri e Luciana Rafagnin com diretores de escolas em Curitiba.
Governo do Estado voltou atrás e não vai mais iniciar a desativação de escolas.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) participou ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), de uma reunião com o chefe de gabinete da Secretaria de Educação e Esportes (Seed), Josimar Bochine, com o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), e com o líder do PT na Assembleia, Professor Lemos, além de diretores e representantes de 15 escolas do Paraná com encaminhamento de fechamento.
Nesse encontro, o representante da Seed assumiu o compromisso de que não serão fechadas escolas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020 e que deverá ser liberada no sistema da rede estadual a abertura de matrículas para as turmas de 6º ano que não tinham essa autorização ou para as quais já havia decisão anterior de não abrir novas turmas. No entanto, o Governo do Estado ficou de avaliar o desempenho das escolas ao longo do próximo ano para tomar decisões no futuro a esse respeito.
“Tão logo se confirme no sistema a liberação das matrículas de 6º ano, a comunidade escolar pode respirar mais aliviada. É um avanço diante da preocupação que havia em muitas escolas estaduais no campo e na cidade com o fechamento anunciado por conta da não abertura de novas turmas de 6º ano”, disse a deputada Luciana.
Recentemente, a deputada encaminhou dois requerimentos ao governador Ratinho Júnior (PSD) e ao secretário Renato Féder (Educação), solicitando que fosse revista a decisão. O líder do governo já tinha o compromisso de se empenhar para evitar que isso ocorresse e intermediou o encontro de hoje entre os deputados e diretores das escolas com a Seed.