8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Escola cinquentenária ameaçada de fechamento terá aulas normais

Beltrão

A Escola Estadual da Cango foi reinaugurada há poucas semanas. Foram pintadas todas as estruturas do complexo escolar.

Nas últimas três semanas foram veiculadas matérias sobre o possível fechamento da Escola Estadual da Cango, que oferta turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Havia a perspectiva de fechar gradativamente a partir da não oferta de vagas para a 6ª série do ensino fundamental. A situação foi revertida com a interferência dos deputados estaduais Luciana Rafagnin (PT) e Hussein Backri (PSD, líder do governo na Alep), na Secretaria Estadual de Educação (Seed).

Segundo a diretora Magda Inês Brito Baptista, as inscrições, que encerravam dia 8, contaram com 29 alunos; o necessário era entre 25 e 30 inscritos. Havia a expectativa de haver pelo menos duas turmas do 6º ano, com 30 alunos cada, mas o “tumulto” e a incerteza dos últimos dias interferiram no resultado. Anteriormente, a escola tinha recebido 48 pedidos de matrículas para o 6º ano, mas as matrículas não foram efetivadas porque o Governo do Estado pretendia fechar a escola gradativamente, deixando de ofertar novas turmas. “Se não fosse tanto transtorno, a previsão era manter duas turmas, com 60 alunos no total”, lamenta a diretora.

Realidade nos anos 40
Na época da Cango, em 1948, eram seis dias de aula por semana e as escolas, as poucas que havia, eram multiseriadas. Hoje em dia, diante da facilidade de locomoção e do número de escolas, já não é mais necessário estudar na mesma escola do bairro, um dos motivos que causaram esta polêmica, já que pais e alunos têm mais liberdade de escolher onde estudar, por isso a possibilidade de fechar uma escola é algo real para instituições públicas e privadas.

- Publicidade -

A Escola da Cango foi oficialmente criada em 1991, quando houve a divisão de turmas entre Estado e município. Antes a instituição funcionava somente como Escola Frei Deodato, fundada em 1967.

Reinauguração
A Escola Estadual da Cango foi reinaugurada há cerca de dois meses. Foram pintadas todas as estruturas do complexo escolar. A escola possui laboratório de informática, ginásio de esporte, biblioteca bem equipada, salas de aula com ar condicionado e cadeiras novas. No mesmo prédio funciona a Escola Municipal Frei Deodato, ensino fundamental 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques