23.5 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Paredes viram murais artísticos nas Escolas Epitácio Pessoa e Sagrado Coração

Professor Raí Remi Rech é o idealizador dos projetos, com apoio dos diretores.

Professor Raí Remi Rech com alunos da Escola Epitácio Pessoa, na Seção Jacaré.

Ele é estudante de Geografia da Unioeste.

Fotos: Arquivo pessoal

- Publicidade -

Amante das artes, professor Raí Remi Rech é natural de Itapejara d’Oeste, mas reside em Beltrão e cursa Geografia, na Unioeste. Seu nome artístico é Hi Rech Art. Ele trouxe o muralismo para as escolas Epitácio Pessoa, da Seção Jacaré, e Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Padre Ulrico. Ele trabalha com duas turmas em cada escola, num total de 60 crianças. “Estamos desde o básico do desenho, do traço, luz e sombra, cores, utilização de tintas, de pinceis, pra daí nós irmos pro mural”, conta Raí.

Ele elaborou as propostas dos murais, a partir da vivência de cada escola. “No Sagrado Coração, eu fiz a pintura de um grande arco-íris com o sol e um pedacinho do bairro, que tem as casinhas, demonstrando, através da escola, a liberdade, e através da arte, esse desvendar do mundo. O poder do final do arco-íris, pra se encontrar a riqueza, que são as pessoas, é o bairro e a escola.” Ele acrescenta: “A arte choca. Eu utilizo muito essa frase, porque é uma coisa que não passa despercebido, marca mesmo, e a partir do momento que você consegue se soltar, você vê o poder de criação”.

Paredes viram murais artísticos nas Escolas Epitácio Pessoa (do Jacaré, foto) e Sagrado Coração (Padre Ulrico), com o professor Raí Remi Rech. 

Na Epitácio Pessoa, Raí propôs uma noite estrelada, de Van Gogh, que foi pintada na porta, e na frente da escola, uns galhos de pessegueiro, uma releitura também de Van Gogh. Nesta escola também está seu primeiro mural autoral, no qual parece ter um olho no céu. “Esta pintura autoral também expressa a questão do arco-íris radial, que vem desde o sol, se expande por toda a pintura, uma cachoeira que vira um arco-íris expressando a liberdade, diversidade, alegria.”

Ainda na Epitácio Pessoa, 90% da pintura foi feita pelas crianças, ele fez apenas os acabamentos, que é a intensidade da cor, os contornos e as formas. “O retoque que se dá na pintura ao final foi feito por mim, acertando as pinceladas.” Seu objetivo é difundir a arte e mostrar que é possível transformar sonhos em realidade. É possível acompanhar seu trabalho no instagram @hí_rech_art, onde compartilha o desenvolvimento de todos os trabalhos. “Isso acaba incentivando ainda mais a arte. Todo dia recebo feedback de pessoas que começaram novos hábitos a partir disso”, comemora.

Professor Raí Remi Rech com os alunos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques