6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Novos conselheiros tutelares foram empossados para mandato de quatro anos

Adilson Rosa, Daniele Correa, Elenita ‘Deidi’ Stopassolli, José Clair Colares e Romildo Belusso já iniciaram seus trabalhos.

Os novos conselheiros tutelares de Dois Vizinhos: Adilson Rosa, Deidi Stopassoli, José Clair Colares, Romildo Belusso e Daniele Correa durante a posse, ontem, de manhã.

Foto: Alexandre Bággio/JdeB

Na manhã de ontem, 10, os cinco novos conselheiros tutelares eleitos em Dois Vizinhos assumiram seus cargos em solenidade no gabinete do prefeito Raul Isotton (MDB). Na solenidade de ontem, aconteceu a diplomação seguida da posse. Autoridades, familiares dos eleitos e suplentes prestigiaram o evento. Assumiram os cargos Adilson Rosa, que foi o único reeleito, Daniele Correa, Elenita ‘Deidi’ Stopassolli, José Clair Colares e Romildo Belusso que terão mandato de quatro anos. A eleição para o cargo aconteceu no dia 6 de outubro.

- Publicidade -

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Karina da Costa Filipiak, destacou, em seu discurso, que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que baliza as ações dos conselheiros, está completando 30 anos. “Os desafios postos são visíveis e nós, como CMDCA, temos o dever de proteger e garantir os direitos, assim como o Conselho Tutelar busca a proteção integral à criança e ao adolescente, estabelecendo as relações com as demais políticas públicas. O processo de eleição foi árduo porque além de envolver a sociedade, é burocrático e minucioso, mas vale a pena”, avaliou.

O prefeito Raul Isotton ressaltou o bom trabalho realizado pelos conselheiros no município. “Estão empossados os novos conselheiros, mas esse é um trabalho contínuo. Temos que desejar sucesso, que façam seu trabalho respeitando a cartilha do ECA. Tivemos uma eleição tranquila, transparente e queremos que eles possam atuar na função que foi dada através do voto. Nosso conselho está bem estruturado, com dois veículos seminovos e só falta agora continuar o trabalho que está sendo feito”, completa.

O conselheiro reeleito Adilson Rosa falou sobre o que espera do trabalho no próximo mandato. “Eu espero que a gente consiga colocar em prática as teorias que estamos estudando em capacitações.

Sabemos que a realidade é diferente, mas espero que o novo colegiado eleito consiga dar qualidade nos atendimentos, com muito foco, empenho, dedicação, atuando como uma família. Temos que passar essas características para a população em geral, que pode sempre contar conosco, pois vamos atuar de forma ativa porque estamos dispostos a trabalhar em prol dos direitos das crianças e adolescentes”, disse.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Claudiovani Corrêa, desejou sucesso aos eleitos. “Apesar de uma mudança grande, com quatro novos conselheiros, acreditamos que o sangue novo vai ajudar a dar entusiasmo, um olhar diferente sobre a realidade e temos esperança que os trabalhos sigam. O que foi positivo, continue, o que foi falha, que sirva de história para que não se repita”, avaliou. Ele falou que o Conselho Tutelar é apenas uma parte da política de defesa a criança e adolescente. “A Assistência Social tem diferentes setores e não só na pasta, no município como um todo, temos muitas entidades trabalhando com criança e adolescente e o Conselho é uma peça dessa engrenagem, talvez a principal, porque formaliza denúncia, cuida para que a criança não esteja exposta, além de garantir o direito a educação, a saúde, ao lazer, ao não trabalho, estando diretamente ligado a essa função, mas ele não teria sentido sem as outras partes da engrenagem. É um elo importante dessa grande corrente. Nos reunimos quinzenalmente com diversas entidades e o Conselho para analisar os casos mais complexos, evasão escolar, as violências dentro da família, enfim, um trabalho forte na garantia dos direitos”.

Ainda se pronunciaram o presidente da Câmara Douglas Colaço (Pros) e o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) Nilson Silvestro, que enfatizaram a importância do Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar, em breve, terá nova sede na Rua Washington Luiz, número 239, Bairro São Francisco de Assis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques