6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Pato Branco gerou mais empregos em 2019, mas números foram negativos em dezembro

Na região, Beltrão e Dois Vizinhos também tiveram desempenho positivo.

Pato Branco teve o melhor desempenho regional em empregos.

Foto: Assessoria de Imprensa

O município de Pato Branco encerrou 2019 como campeão regional em geração de novos empregos. Foram 2.159 vagas novas abertas ao longo do ano. Foram contratados 15.752 trabalhadores e desligados (demissões ou pedidos de desligamento) 13.593 empregados. Dois Vizinhos e Francisco Beltrão fecharam o ano com números positivos, embora menores. Os números são do Cadastro Geral Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia..

- Publicidade -

Os destaques no ano foram os setores de indústria de transformação, com 437 novas vagas abertas; construção civil, 754 novas vagas; comércio, com 292 vagas novas; e os serviços, com 565 vagas novas – o campeão no ano. O município ficou na 10ª posição na região Sul e 48ª no ranking nacional em geração de empregos.

Desempenho negativo em dezembro
Paradoxalmente, em dezembro, os números foram negativos em Pato Branco. Foram admitidos 708 empregados e desligados 1.074, saldo negativo de 366, ou seja, mais demissões do que contratações. O destaque, no mês, foi o comércio, com 15 novas vagas.

Dois Vizinhos
Em segundo lugar ficou Dois Vizinhos. No ano foram contratados 5.687 trabalhadores e os desligamentos somaram 5.309, gerando um saldo de 378 vagas. Em destaque: setor de serviços, com 128 vagas novas; comércio, com 187; e indústria de transformação, com 108 novas vagas.

Francisco Beltrão
O município de Francisco Beltrão ficou em terceiro lugar, mas pouco atrás de Dois Vizinhos. Em Beltrão, no ano, as contratações totalizaram 10.204 e os desligamentos 9.860, dando um saldo de 344 novas vagas. Destaque para os ramos de comércio, com 172 vagas; e serviços, com 259 vagas novas.

Mas em dezembro o desempenho de Beltrão foi negativo. Admissões: 611, desligamentos: 902. Saldo negativo de 291. Infelizmente não houve, em dezembro, setor destacado em geração de empregos.

Palmas, desempenho negativo
Palmas teve o desempenho negativo, o que já vinha se verificando ao longo dos meses de 2019. No ano, as admissões foram 4.323. Os desligamentos foram de 4.852. O saldo foi negativo, ou seja, fecharam mais vagas do que abriram, com 529 vagas a menos. O único setor que teve desempenho positivo foi o de serviços, com 43 novas vagas.

Em dezembro os números de Palmas continuaram negativos. As admissões totalizaram 247, os desligamentos 283. Saldo negativo de 36, ou seja. Mas o ramo agropecuário encerrou o ano com 35 novas vagas.
*Com informações da Assessoria de Imprensa/Prefeitura de PB

 

 

DV estranhou números de dezembro; Beltrão esperava números maiores

*JdeB – Em Dois Vizinhos a administração municipal comemorou os números positivos. Mas, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Dois Vizi-nhos, Itacir Nesello, o que chamou a atenção foram os números de dezembro, onde aconteceram mais demissões, fechando negativo com -37 empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Beltrão, Inácio Pereira, disse que esperava mais em termos de geração de empregos. As perspectivas eram para a geração de 600 novas vagas. “Pelo trabalho, pelos esforços que fizemos, esperávamos números melhores”, comentou Inácio.

Perspectivas positivas
Para 2020, a perspectiva é de números melhores, pelo menos no setor industrial. As indústrias Silos Córdoba, que entrará em funcionamento neste semestre, deve contratar de 45 a 50 funcionários, e a indústria de manteigas Concen, que começa a funcionar experimentalmente em fevereiro, deve contratar de 60 a 70 funcionários.

A indústria de confecções Raffer deve abrir uma nova linha de produtos e a perspectiva é que contrate pelo menos 30 novos funcionários. A Flessak Eletro Industrial fechou con-tratos para produzir 15 novos geradores e sistemas automatizados para pequenas cen-trais hidrelétricas (PCHs) e, neste semestre, deverá contratar de 35 a 50 funcionários novos.

Há perspectivas também na Alcast do Brasil de expansão da produção e novo produto e na indústria de alimentos BRF, que no ano passado estava estudando alguma novidade para a unidade de Beltrão que teve dois frigoríficos de perus fechados em agosto de 2018 e demitiu cerca de 800 funcionários.

O prefeito Augustinho Zucchi (Podemos), de Pato Branco, destacou que os bons números refletem a qualidade de vida ofertada no município, bem como, o estímulo constante ao empreendedorismo e à inovação. Ele lembrou que, nos últimos anos, importantes empreendimentos estão se instalando na cidade, como redes de supermercado e o shopping de Pato Branco. “Estamos em constante ascensão e trabalhamos para promover a descentrali-zação de investimentos, a geração de renda e empregos. Cada vez que novas empresas chegam à cidade, potencializamos mais nosso poder econômico e social”, disse. *Com informações da Assessoria de Imprensa das prefeituras de DV e PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques