Encontro contou com presença de rotarianos de outros clubes e também antigos companheiros que vieram de cidades distantes.
Integração, o segundo clube de Rotary de Francisco Beltrão, completou 30 anos de fundação dia 7 deste mês e a comemoração foi marcada com um jantar festivo, na noite da terça-feira, 11, na Churrascaria Pampeana. Participaram antigos companheiros, que vieram de cidades distantes, e também representantes dos demais clubes da cidade, que ao todo são 11.
Dos 31 fundadores, seis já faleceram, vários saíram e sete continuam. Sob a coordenação do atual presidente, Rineu Saggin, foram prestadas homenagens aos fundadores, tanto os que permanecem como os que vieram em especial para a comemoração.
Em nome dos rotarianos falou o ex-governador Edgar Behne. Ele disse que, ao fundar o Rotary Internacional em 1905, o norte-americano Paul Harris não imaginava que o Rotary se transformasse numa das maiores organizações humanitárias de todo o mundo. Assim também – continuou Edgar – os companheiros beltronenses do fim da década de 1980 não imaginavam que estavam criando um dos hoje maiores e mais atuantes clubes do Distrito 4640; está com 69 sócios.
[relacionadas]
A saudação da governadora atual, Sônia Taube Linero, foi apresentada pelo rotariano José Carlos Vieira. Também falou o prefeito Cleber Fontana. Ele parabenizou o Integração e todos os rotarianos, pela data e por todo o trabalho social que desenvolvem no município. Entre os muitos feitos do Integração, destaca-se seu banco ortopédico, que iniciou em 1996 e conta hoje com 1.131 peças que são revezadas, no uso, para pessoas carentes.

Um brinde para os 30 anos do Rotary Club Francisco Beltrão Integração.
Dos 31 fundadores, restam 7, mas hoje tem 69 sócios, é um dos maiores clubes do Distrito 4640.
Fotos: Ivo Pegoraro/JdeB
O primeiro presidente do Rotary Club Francisco Beltrão Integração, advogado Armando Krefta, não pôde estar presente. Ele reside em Vilhena, Rondônia, há 22 anos. Foi representando por sua irmã Inês Krefta, que leu seu discurso:
“Caros companheiros rotarianos e amigos!
Peço desculpa por não poder estar presente nesta oportunidade tão importante de rever a todos, depois de tantos anos. O meu coração e o meu pensamento estão presentes com os senhores e as senhoras quando me faço representar pela minha amada irmã Inês. Há 30 anos fui honrado em ser o presidente fundador do Rotary Clube Integração, tendo ao meu lado admiráveis companheiros que jamais esqueci.
Eu devia citar os nomes dos companheiros da época, mas como são muitos, homenageio a todos na pessoa do dr. Celso Zanatta.
Devo muito ao companheirismo dos rotarianos e ao próprio clube, isto porque daquele período ainda carrego comigo valorosos aprendizados.
O Rotary me ensinou a ser mais amigável, mais compreensivo e entender que a honra e a atuação de um homem e de uma mulher é algo que só engrandecem o ser humano e curam muitas feridas na sociedade. Isto é Rotary!
Quero sublinhar a ajuda dos padrinhos do Rotary Clube Francisco Beltrão, os quais foram fundamentais para a fundação do Rotary Integração. Lembro de todos eles pela forma carinhosa e dedicada como nos auxiliaram.
Antes da fundação do Rotary Integração, fui honrado também em ser o presidente fundador do Rotary Clube Ampere, lá também apadrinhado pelos mesmos companheiros do Rotary Francisco Beltrão.
Parabéns ao Rotary Integração e todos os seus associados pelo aniversário de 30 anos!
Continuem assim amigos, sempre unidos em torno dessa nobre causa que é o companheirismo e de também fazer, sempre que possível, algo em prol do semelhante e da sociedade.”
