“A geste vislumbra que teremos um ano bem melhor do que foi o ano passado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) disse que os bons números apresentados pelo governo Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), revelados pelo secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, na prestação de contas do Relatório de Gestão Fiscal, relativo ao 3º quadrimestre de 2019, se devem, em parte, a boa parceria estabelecida pelo governo com a Assembleia. Essa parceria, destacou Traiano, permitiu que todas as matérias de interesse do Paraná fossem aprovadas pelo Parlamento.
“A economia começa a dar sinais de evolução, que se observa na área empresarial. A geste vislumbra que teremos um ano bem melhor do que foi o ano passado. Um dos reflexos dessa perspectiva é a melhoria na arrecadação do Estado do Paraná”, disse Traiano.
[relacionadas]
“O Paraná é um Estado diferenciado, apresenta índices acelerados de crescimento econômico. Isso é fruto da boa gestão do governo, é fruto do excepcional trabalho de quem gera riqueza, do agronegócio, do empresariado, e devemos reconhecer o papel da Assembleia, que nunca se esquivou de tomar medidas, mesmo que impopulares e de alto custo político, para garantir o ajuste fiscal e a reforma previdenciária”, disse o deputado.

Secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, na prestação de contas do Relatório de Gestão Fiscal, e o presidente da Assembliea, deputado Ademar Traiano.
Foto: Nani Góis/Assessoria
Ritmo industrial
Entre janeiro e dezembro de 2019, o Paraná acelerou o ritmo da produção industrial, esteve entre os maiores geradores de emprego do País e manteve curvas ascendentes na agricultura e no comércio. Esse é o resumo dos principais indicadores econômicos do Estado no ano passado. Eles mostram desempenho acima da expectativa em todos os setores e recuperação que ajudou a impulsionar a evolução do PIB brasileiro.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), o bom momento do Paraná é amparado pela confiança dos empresários e por políticas públicas de estímulo ao emprego, ao comércio, desburocratização e infraestrutura. “Os resultados econômicos de 2020 tendem para continuidade do crescimento e possivelmente um novo salto”, destacou o governador.
Crescimento
O Estado também acumulou crescimento de 5,4% na produção industrial entre janeiro e novembro. É o maior índice do País e o melhor resultado desse recorte desde 2011. Apenas oito dos quinze locais pesquisados no País registraram variação positiva entre janeiro e novembro de 2019, e o balanço nacional recuou -1,1% no período.
No comércio varejista ampliado (que engloba todos os setores), a evolução foi de 3%. O índice acumulado dos onze meses é um comparativo com o mesmo período de 2018 e foi puxado pelo crescimento das vendas de materiais de construção (10,1%), veículos, motos, partes e peças (9%) e itens de uso pessoal ou doméstico (17%). A variação nacional apontou crescimento de 3,8%.
Estado do Paraná gerou receita
No relatório apresentado, o secretário revelou que o Estado do Paraná conseguiu gerar mais receita no ano de 2019 sem pressionar a sociedade com aumento de impostos e gerenciou as despesas de forma a garantir a manutenção da qualidade dos serviços públicos.
Segundo Renê Garcia, o governo vem honrando todos os seus compromissos e, por consequência, diminuiu a dívida do Estado. O secretário também destacou que o Paraná apresenta índices positivos, com relação, por exemplo, ao crescimento industrial.