6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Água de boa qualidade para os frangos pode resultar em maior rendimento

Engenheiro agrônomo de empresa multinacional apresentou estudo no Show Rural.

Você já deve ter visto percorrendo as estradas bois ou vacas bebendo água em pequenos açudes ou nascentes. E também pode ter visto alguma foto de frangos bebendo água nos aviários. Mas parou e se perguntou sobre a qualidade da água que os animais em escala comercial consomem diariamente?

Pois é, a qualidade da água para os rebanhos bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves é importante em termos de sanidade. Essa preocupação tem crescido entre as agroindústrias que têm produtores integrados.

No último Show Rural, em Cascavel, o Departamento de Fomento em Avicultura da Coopavel apresentou um estudo sobre qualidade da água consumida nos aviários. A questão não se restringe apenas ao líquido, é mais ampla. Envolve também os canos e equipamentos que levam a água do poço ou fonte até os bebedouros das aves. E o mais importante: pode impactar na produtividade e na renda do avicultor.

- Publicidade -
Mario Penz, da Cargill/Nutron, e Eduardo Leffer, da Coopavel.

No espaço de Avicultura do Show Rural, num dos estandes a Cargill e a Coopavel expuseram um estudo sobre a qualidade da água. Eduardo Leffer, gerente e fomento de avicultura da Coopavel, e o professor e engenheiro agrônomo Mario Penz, que lecionou na UFRGS, e agora trabalha na Nutron/Cargill, e coordena estudos sobre a qualidade da água na avicultura, explicaram dados deste trabalho.

O JdeB entrevistou Eduardo Leffer sobre este trabalho e os resultados.

Confira a entrevista:

Você poderia explicar como funciona este estudo, este projeto?
Eduardo Leffer – ...da produtividade do frango, e nós estamos abordando a água sobre quatro pontos principais: volume de fornecimento, a questão das contaminações bacterianas, estamos fazendo essa análise, PH e a dureza da água. São esses elementos que a gente tem, nós fizemos uma análise em todas as propriedades, por isso, que estamos aqui apresentando essas soluções. E é importante, também, o produtor notar aqui, que nós estamos trazendo qual o impacto na produção, cada item desse. Por exemplo, a questão da contaminação por bactérias, pode ser entre 9 e 12 gramas na conversão, isso a gente tem percebido, a questão da mortalidade também, que as águas por exemplo, quando tem alguma contaminação dessa água, na média, as granjas tem uma mortalidade de meio por cento a mais daqueles que têm água de boa qualidade. Com relação ao PH, deve ser mantido até a 8, acima disso, 9/10, nós temos visto que a conversão alimentar tem subido muito, até 50/80 gramas a mais, isso em média durante um último ano por lote. São seis lotes por ano, então é bastante consistente ter esses dados. E quanto à pureza, nós temos notado, um fato importante, interessante, que é as águas com pureza acima de 100, tem tido uma recidiva em tratamentos de lote. Então o que interfere no uso de produtos quando tem uma água pura, ela dificulta a resposta ao tratamento. Essa é a base, então nós estamos aqui mostrando aos produtores qual é a solução pra cada um desses itens. A contaminação por bactéria, primeiro uma limpeza do Nipio. Aqui eles podem ver um filme mostrando a limpeza do Nipio, fechado é difícil ver o que é um cano sujo, e o que é um cano limpo. E hoje tem no mercado produtos que fazem a limpeza desses canos, e o quão importante é fazer a limpeza disso. E depois, o sistema de filtros, o clorador também pra reduzir essa contaminação. O PH também é feito com um corretor de PH, o produtor vai na tubulação, é um filtro específico. E na pureza da água também.

E isso tudo é recente?
Nós refizemos as análises das águas recentemente, terminamos na semana passada, inclusive, e fizemos uma comparativa, com todo o histórico dos produtores da produção de 2019. Então, são mais de dois mil lotes.

O produtor tá consciente de que ele pode produzir mais, ter mais renda, fazendo alguns investimentos?
Sim. Inclusive, a procura tem sido grande com os produtores vindo conhecer os resultados da análise de sua água e vendo essas soluções.

E em termos de investimento? Você acha que é acessível, que dá pra fazer?
É até o que nós estamos dizendo pros produtores, a questão do tratamento da água é o menor investimento com o maior retorno que se tem. Porque um sistema completo de dosador não sai por mais de mil reais, 1.200 reais, num investimento desse que vai te gerar produtividade.

Esse trabalho, essa preocupação com a água, tem em outros frigoríficos também?
Sim, as empresas têm dado muito foco a essa questão. E nós, agora, estamos trabalhando com divulgação, estamos divulgando aqui; e depois do show rural, não vamos parar, vamos nas propriedades divulgar.

Essa parceria do professor Mario com Copavel e Cargill, como funciona?
Temos uma relação de parceria, a Cargill é uma fornecedora nossa na área de nutrição, e fornece todo o suporte em outras áreas da Avicultura que contribui pra uma resposta melhor do frango. E o professor Mario é muito conhecido, é uma referência, e tem muitos estudos de produção, ele nos forneceu alguns materiais que ilustram essa importância de qualidade de água. E hoje ele está aqui conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques