Beltrão
O secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli, diz que tudo transcorreu bem na preparação para a tradicional feira de bovinos de leite da Expobel. O município de Francisco Beltrão, o maior produtor de leite do Sudoeste, com 81,6 milhões de litros em 2018 e movimentação financeira de R$ 105 milhões (valores arredondados) vai mostrar o que há de melhor em genética de bovinos de leite, o programa de inseminação artificial, os animais do Clube da Bezerra e ainda haverá os julgamentos de bovinos da raça Holandesa e do Clube da Bezerra.
Claudimar diz que “a cadeia leiteira da Expobel está muito bem estruturada, nós acreditamos que vai ser um dos melhores eventos da Expobel que já rolou em Francisco Beltrão. Nós teremos na Expobel o julgamento da raça leiteira [de gado da raça Holandesa], com mais de 60 animais inscritos, nós teremos também o Clube da Bezerra, o desfile será no sábado de manhã; dia 14, teremos a exposição de animais do Programa de Inseminação Artificial, o PIA”.
-cmyk.jpg)
[relacionadas]
Bom momento
O secretário de Agricultura, que também faz parte da coordenação da exposição agropecuária, destaca que “nós estamos recebendo todo suporte do prefeito Cleber Fontana. E nós estamos nesse bom momento que vive a cadeia leiteira, porque o agronegócio vai bem, graças a Deus. O leite tem grandes expectativas como um todo, com essas possíveis importações pelo mercado chinês. Então, o pessoal está apostando e o produtor também deve ver que é um momento importante para valorizar a sua cadeia, seus animais, e vim ver junto com a gente essa expectativa de bons negócios durante a Expobel”.
No pavilhão agropecuário, o setor de bovinos de leite terá animais de alta qualidade genética – bezerras, novilhas e vacas –, criados em propriedades rurais da região e do Estado, do Programa de Inseminação Artificial (PIA) e do Clube da Bezerra. Serão expostos principalmente bovinos da raça Holandesa. Mas também haverá alguns bovinos da raça Jersey.
A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa vai promover em Beltrão, durante a Expobel, o julgamento ranqueado. Será uma das etapas dos eventos de ranqueamento que ocorrem no Paraná ao longo do ano. O avaliador vem do município de Castro, região dos Campos Gerais. Deste julgamento participarão os animais que têm pedigree e demais obrigações perante a APCBPR.
Claudimar diz que virão produtores de gado leiteiro de todo Paraná, “temos animais de Beltrão, da região de Castro, aqui de Barracão”.
Raio X
O município de Francisco Beltrão tem cerca de três mil propriedades rurais e pelo menos 1.300 se dedicam à atividade leiteira. Cinco indústrias de pequeno e grande porte industrializam parte da produção local de leite.
Confira a programação da feira de gado leiteiro e de corte na programação da Expobel que está publicada nesta edição do caderno especial.