O evento será realizado no dia 26/3 às 19 horas, no Auditório 2 da Unipar – Unidade de Francisco Beltrão. As inscrições estão abertas, com custo de R$ 20, através de emissão de certificado de 4 horas.
Da assessoria – A Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, preparou para a abertura dos trabalhos acadêmicos do curso de Direito, a aula magna com a temática “Reflexões sobre o advento da Mediação na Cultura Judiciária Brasileira”, com a participação do professor universitário e juiz de Direito Dr. Rodrigo Rodrigues Dias (Premiado pelo CNJ – Menção Honrosa – IX Prêmio Conciliar é Legal). A palestra terá como ênfase os meios adequados de solução de conflitos.

Dr. Rodrigo (à esquerda) recebendo o Prêmio no CNJ ladeado pelo então Presidente do STF (Dias Toffoli) e do Desembargador do TJPR e professor da Unipar (José Laurindo Souza Netto)
Segundo o advogado e coordenador do curso de Direito da Unipar, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, a mediação de conflitos tornou-se regra e não mais exceção na área do direito. “A justificativa de tal afirmação se deve a preocupação em se resolver os conflitos, não somente através do processo, através da sentença, mas também, com outras formas que satisfaçam os anseios das partes e minimizem o tempo do processo, a imediata solução do problema dentre outros benefícios.”
Ele salienta que tais institutos foram inseridos como conteúdo/disciplina nas matrizes curriculares dos cursos de Direito, por força da resolução de 2018 do Conselho Nacional de Educação. “A Unipar, preocupada com a evolução do Direito, antecipou-se já em 2014, com a implantação do projeto de extensão vinculado com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná denominado Cejusc-Unipar, com execução de projetos que envolvam os meios adequados de solução de conflitos entre os quais: conciliação, mediação, justiça restaurativa, círculos de sensibilização, constelação sistêmica.” Já foram realizados vários cursos de formação de mediadores e facilitadores em diferentes vertentes.
Alexandre diz que podem participar alunos, professores, familiares, profissionais do Direito e áreas afins. “Importante destacar que o público alvo é amplo, envolvendo as áreas do Direito, Psicologia, Serviço Social, enfim, os simpatizantes das formas facilitadoras de solução de conflitos.”
Serviço
O evento será realizado no dia 26/3 às 19 horas, no Auditório 2 da Unipar – Unidade de Francisco Beltrão. As inscrições estão abertas, com custo de R$ 20, através de emissão de certificado de 4 horas extracurriculares, e gratuita a participação sem emissão de certificado. Inscrições no site da Unipar no link https://presencial.unipar.br/curso-evento/4616/aula-magna-do-curso-de-direito-da-unipar-francisco-beltrao.