Regional

quando tiver os resultados dos exames.
O falecimento, nesta segunda-feira, 23, de um senhor de Ampere, que estava internado no Hospital Regional de Francisco Beltrão, gerou reboliço nas redes sociais no início da noite. O caso poderia ser a primeira morte ocasionada na região Sudoeste pelo covid-19. Mas não é.
A informação sobre o falecimento foi confirmada pelo secretário municipal de saúde de Ampere, Robson Sari, em entrevista às rádios Ampere e Interativa FM. Ele salientou que não havia confirmação sobre a causa da morte, que só seria revelada por exames.
Por via das dúvidas, adiantou o secretário, os procedimentos para o translado seguiriam as recomendações das autoridades de saúde e possivelmente não seria permitido velório.
[relacionadas]
De concreto, sabe-se que o homem foi internado sexta-feira, 20, no Hospital Santa Rita, em Ampere, com problemas crônicos de saúde, e depois transferido ao HR.
Em Ampere circulam informações de que se trata de um senhor que já estava doente há algum tempo, tendo passado inclusive por hemodiálise. O homem não viajou e nem teve contato com pessoas que viajaram ao exterior.
Estes e alguns outros critérios e informações sobre o paciente reduzem as possibilidades de ter sido infectado pelo coronavírus. Ou seja, o covid-19 não está totalmente descartado, mas o mais provável é que a causa da morte seja outra.
Procurado pelo Jornal de Beltrão, o Hospital Regional, adiantou através de seus dirigentes, que a instituição só se manifestará após receber o resultado dos exames. A informação que possuem é que o paciente não consta na Sesa como suspeito de corona vírus. Ele foi diagnosticado com “síndrome respiratória grave”, que pode ser provocada por vários vírus, entre eles o coronavírus, que é pouco provável porque o paciente não teve contato com outras pessoas.