Educação
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) determinou que todas as escolas paranaenses suspendessem as aulas a partir do dia 20 de março por 14 dias. A Federação das Apaes do Paraná também recomendou que as escolas especializadas que prestam atendimento a alunos portadores com deficiência intelectual e múltipla igualmente suspendessem suas atividades.
Em Francisco Beltrão, a Escola Especializada Antonio Lúcio Duarte Filho, do Bairro Água Branca, mantida pela Apae, também suspendeu as aulas dos seus alunos desde sexta-feira, 20. A diretora Maristela Pilonetto disse que a instituição de ensino está seguindo as determinações do Ministério da Saúde, Ministério da Economia-Secretaria do Trabalho, Secretaria de Estado da Educação e do Governo do Estado e da Federação das Apaes.
Maristela não acredita que o problema da disseminação e combate ao coronavírus (Covid 2019) vai se resolver em 15 dias. Por isso, também acredita que terá de ser feito um novo calendário para o ano escolar de 2020.
A escola atende 286 alunos de Francisco Beltrão. Mas na área de atendimento à saúde são atendidos 362 pessoas. Os serviços de saúde da Apae, que são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), continuam normalmente. O que parou foram as aulas.
Maristela diz que a escola está revezando seus funcionários e orientou-os para que não haja aglomeração nos ambientes de trabalho.
Outras escolas especializadas também seguiram a determinação dos órgãos governamentais e a orientação da Federação das Apaes do Paraná e paralisaram as aulas.