Vendas do equipamento de proteção compensam parte da redução no movimento em loja de confecções de Francisco Beltrão, no Sudoeste

A empresária Rosangela Roessler, de Francisco Beltrão,
com o modelo de máscara de proteção.
A empresária Rosangela Geremia Roessler, de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, está conseguindo contornar a redução nas vendas em sua loja de confecções com a produção de máscaras para proteção contra o Covid-19. Desde que a quarentena foi implantada na região paranaense, as vendas em muitos negócios foram afetadas, como no caso de Rosangela, que trabalha com confecção de linha de roupas básicas femininas, utilizando algodão orgânico e tecidos fabricados com reutilização de garrafas pet.
A empresária conta que tudo aconteceu de forma muito rápida, a partir do dia 18 de março, data em que foi anunciada a quarentena na região. “A ideia surgiu na quarta-feira (18). Eu e a estilista da empresa trabalhamos em um modelo de máscara de algodão orgânico, utilizando os materiais disponíveis. No início da noite de quinta-feira, postei fotos nas redes sociais e não parei mais de receber pedidos”, relata Rosangela.
Foram mais de 2 mil máscaras produzidas em uma semana, com vendas até para um hospital. “Tive que contratar mais duas costureiras e um entregador, para agilizar os atendimentos. Estabeleci um preço justo, dentro dos parâmetros. O lucro foi pequeno, mas ajudou a equilibrar as finanças da empresa e pude ajudar as pessoas”, salienta Rosangela.
A empresária observa que procurou pensar em resolver um problema das pessoas, seguindo orientações que aprendeu nos programas do Sebrae/PR.
[relacionadas]
“O Sebrae está sempre me auxiliando, ajudando a pensar de forma diferente. Procurei solucionar um problema pensando ‘fora da caixinha’ e deu certo. Acredito que muitos empresários estão mudando a forma de pensar com a pandemia. A compra consciente, que já era uma tendência, deverá ser muito mais forte depois do coronavírus”, analisa Rosangela.
Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, enfatiza que Rosangela Roessler descobriu um novo nicho de mercado durante a crise do Coronavírus.
“Muitos empresários estão querendo se inspirar em boas práticas. Há empreendedores que estão produzindo de forma diferente nesta crise. Rosangela é uma empresária antenada, atualizada, que percebeu uma oportunidade e fez dela uma nova renda para o negócio. É uma cliente de muito tempo do Sebrae e que tem sabido usar com sabedoria as informações recebidas”, pontua Jocelei.
Força-tarefa
O Sebrae/PR montou uma força-tarefa para atender digitalmente os empreendedores de micro e pequenas empresas em todo Estado, diante das medidas previstas para combater a pandemia do Coronavírus (Covid-19). A estratégia mobiliza os colaboradores para realizar, online e sem custos, atendimentos para auxiliar os empresários na crise. O contato com essa força de trabalho pode ser feito pelo portal do Sebrae/PR (https://www.sebraepr.com.br/). Nele é possível acessar canais como WhatsApp, 0800 570 0800 e telefones regionais, onde o empresário tem acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdo diverso.