Beltrão
Depois de muita reivindicação dos comerciantes, várias reuniões entre entidades empresariais, poder público municipal e autoridades de saúde, o comércio beltronense foi autorizado a retomar o atendimento presencial aos consumidores, o que havia sido desautorizado pelas medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Um dos pontos fundamentais para manter as empresas beltronenses de portas abertas é o uso de máscaras. Conforme o decreto municipal nº189, de 9 de abril, para permanecer no interior de um estabelecimento comercial é obrigatório o uso de máscara. A regra abrange clientes e colaboradores.

“Se o beltronense quer o comércio aberto, precisa usar máscara. Temos de lembrar que isso é para a segurança de todos. As empresas estão fazendo a sua parte, disponibilizando álcool em gel, demarcando distâncias para evitar aglomeração e enfim, seguindo as recomendações. Mas a população precisa ajudar”, frisa o presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti.
“É uma questão de responsabilidade. O empresário está preocupado em manter seu negócio, os empregos, mas também está preocupado com a saúde da sua equipe e da comunidade em geral. Para continuar atendendo, precisamos que a população faça a sua parte. Não podemos ficar num abre e fecha do comércio”, complementa Vera Dalpubel, presidente da CDL.
Entidades unidas pelo comércio
No sábado pela manhã, representantes da Acefb, CDL e Sindilojas estiveram reunidos para definir ações visando apoio ao comércio local. Um dos pontos definidos no encontro foi uma campanha, iniciada ainda no sábado à tarde, para incentivar o uso de máscaras. As peças da iniciativa estão circulando pelas redes sociais e aplicativos e também serão divulgadas nos órgãos de imprensa.
