Muitas pessoas deixaram suas casas e burlaram a recomendação de isolamento social neste feriado.

Um dia após o Domingo de Páscoa, o secretário de Saúde de Francisco Beltrão, Manoel Brezolin, disse que o resultado das movimentações na cidade durante o feriado e antes dele só serão sentidos em 15 dias. Isso porque muitas pessoas deixaram suas casas e burlaram a recomendação de isolamento social, aglomerando-se em vários locais. “O que vai acontecer? Não sabemos. Vamos avaliar nos próximos 15 dias. Mas esse é o ponto que as pessoas precisam ter a consciência: não é férias, é isolamento”, frisou Brezolin.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado às 11 de ontem, Beltrão possuía um caso confirmado, mas a pessoa já está recuperada, 59 casos descartados e cinco em investigação. O cenário é considerado controlado, conforme Brezolin, pelas medidas adotadas pelo município com foco no isolamento social.
[relacionadas]
Preocupam, no entanto, casos confirmados em cidades vizinhas como Verê e Manfrinópolis. “Quanto mais próximo [algum caso confirmado], maior a chance de se ter um caso aqui também. Enquanto temos uma situação mais ou menos controlada, a ideia é que o comércio funcione e que a gente vá avaliando qual o comportamento das pessoas. As pessoas tendo um comportamento adequado, vai melhorar.”
O secretário destacou ainda que, embora haja casos confirmados em cidades próximas, as recomendações da Secretaria de Saúde para o isolamento colocam em quarentena a família e pessoas que tiveram contato com alguém que esteja contaminado, o que ajuda a achatar a curva.