6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prefeito Cleber Fontana não descarta nova flexibilização do comércio

Mas o chefe do executivo disse que isso pode acontecer se “tudo correr bem nesta primeira semana da reabertura do comércio”.

Prefeito Cleber Fontana diz que está usando o bom senso para tomar as decisões do município.

Na última segunda-feira, 13, o comércio de Francisco Beltrão foi reaberto com restrições, após o decreto de isolamento horizontal de 15 dias, publicado pelo prefeito Cleber Fontana. Mas alguns setores seguem fechados, como é o caso das academias, as escolas e os bares e danceterias. Em entrevista para a Ação TV, na última terça-feira, 14, no programa Primeira Mão, apresentado por Rafael Junior, o prefeito Cleber Fontana disse que não descarta uma nova flexibilização do comércio na semana que vem, mas ele deixou uma condicionante: “se tudo correr bem nesta semana, se cada um fizer a sua parte, podemos pensar numa nova flexibilização”.

“Há muitas atividades que, nesta primeira flexibilização, não entraram, até porque senão não era flexibilização, aí era voltar ao normal. Academias, bares, discotecas, danceterias, pubs, tabacarias, enfim, segue tudo fechado. Ontem eu recebi o pessoal das vans escolares, mas não temos o que fazer se as aulas estão suspensas. Não tenho como obrigar os pais a continuar pagando as vans. Infelizmente é assim, isso me corta o coração, eu sei que tem gente que tem que pagar a parcela da van, o motorista, mas não temos o que fazer. Se o pai puder pagar a mensalidade, tudo bem, pode pagar agora e descontar lá na frente, mas não tem como obrigar a continuar pagando a van com as aulas suspensas. A Prefeitura não tem como bancar isso e, mesmo que tivesse dinheiro, é ilegal, não posso pegar o dinheiro da Prefeitura e pagar um particular. Há várias áreas que estão sofrendo com isso, a gente sabe”, disse o prefeito.

[relacionadas]

- Publicidade -

Cleber Fontana, que também é comerciante, está analisando a situação com muita prudência, ouvindo os profissionais de cada área. “Então a flexibilização que ocorreu desde segunda-feira, vai ter um primeiro momento, que acredito que seja essa semana. Se tudo correr bem, na semana que vem a gente pode rever algumas coisas. Mas não dá pra flexibilizar uma parte do comércio na segunda e na terça já querer voltar tudo ao normal. Aí nós seremos irresponsáveis. Você pode até cuidar muito bem da tua academia, mas se tiver que cuidar de dez pes-soas ao mesmo tempo, toda hora trocando de equipamento, fica complicado”, complementa.

Neste momento, segundo o prefeito, é importante tomar decisões usando o bom senso: “Mas olha, de coração, nós estamos muito preocupados com todos os ramos de atividade, estamos usando o bom senso pra não prejudicar ninguém, mas precisa um tempo pra a gente ir adequando. E aquilo que for possível, nós já estamos trabalhando no sentido de fazer um plano que, ao mesmo tempo é de contingenciamento de recursos, também flexibilizando alguns impostos, ampliando prazos, enfim. Nesta semana mesmo anunciei que a primeira parcela do IPTU pode ser paga até agosto. O ISS do mês não paga, deixa pra pagar o mês de maio. Se chegar em maio e a condição ainda estiver ruim, a gente joga mais pra frente.

Outras coisas estamos vendo de que maneira podemos ajudar. A ideia é que o poder público, seja federal, estadual ou municipal, possa fazer algum tipo de compensação a estas pessoas, mas isso não é uma receita pronta, precisa conversar, analisar e ouvir numa discussão com todos os segmentos. Então você que está preocupado, e com razão, não ache que o prefeito esqueceu de você, não é isso, nós estamos muito preocupados e assim que puder a gente vai olhar pra aumentar essa flexibilização”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques