Daiana Godinho Leite orienta a mãe nas transações bancárias, tudo pelo celular.

Daiana Godinho Leite auxilia a mãe Leontina Godinho dos Santos
a usar as vantagens de acessar uma conta pelo celular.
Dona Leontina Godinho dos Santos tem 60 anos e precisa dos serviços bancários, mas não tem muita afinidade com as tecnologias, por isso este trabalho fica por conta da filha Daiana Godinho Leite, 24, secretária. Diariamente, ela usa os aplicativos da Evolua, da Caixa Econômica Federal e do Bradesco para consultar saldos e extratos e pagar faturas. “Auxilio minha mãe na consulta de saldos e extratos e verifico se o pagamento caiu na conta.”
Questionada sobre como ensinaria sua mãe a usar o aplicativo da Caixa, por exemplo, Daiana respondeu: “Primeira coisa teria que ser com paciência e carinho, para as pessoas da idade de minha mãe, a grande maioria começou utilizar a tecnologia recentemente, alguns nem contato tiveram. Sendo assim, fica mais complicado aprenderem a utilizar e se torna mais cômodo pedirem auxílio”.
Para ensiná-la, Daiana anotaria primeiro o usuário e a senha numa agenda, para ela não esquecer. “Após isso, teria que mostrar a ‘cara’ do aplicativo, mostrando todas as funções dele e para o que cada uma serve, depois disso focaria, uma por vez, naquelas que mais precisaria utilizar.”
Até mesmo luz e água podem ser incluídos em débito bancário. A professora Eliézer Gandolfi comenta que vai ao banco somente quando o sistema está temporariamente indisponível e o boleto está vencendo. Caso semelhante de Maria Eloize: “Vou muito raramente, só se necessitar ir na agência mesmo resolver alguma coisa que precise ser presencial”.
Com tanta facilidade, porque ainda há quem prefira ir ao banco? Um gerente de banco de Beltrão acredita que as pessoas, mesmo as mais esclarecidas, ainda têm a cultura de ir no banco “pra tudo”, talvez por medo do digital.
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Auxílio emergencial
Um dos serviços mais procurados na Caixa, nos últimos dias, é o auxílio emergencial estabelecido pelo governo federal aos trabalhadores informais, que está sendo feito pelo site do banco, em auxilio.caixa.gov.br. O passo a passo pode ser encontrado no Facebook da Caixa; mais informações também podem ser obtidas pelo fone 111.
“Uma das minhas contas é da Caixa, justamente essa que utilizo para pagamento de todas as contas. Depois que liberaram essa ajuda do governo, cujo cadastro é no app da Caixa, durante o horário comercial é impossível entrar no app. Consegui agendar algumas transações na sexta-feira, pra cair na segunda”, disse Graciela Machado, projetista.
A reportagem tentou contato com a agência de Beltrão e pela assessoria de imprensa da Caixa Econômica, mas não teve retorno.

Agências têm vários canais de relacionamento
JdeB – A Caixa Econômica Federal, através do YouTube, orienta as várias possibilidades de uso do app, no https://www.youtube.com/user/canalcaixa/, inclusive com tutoriais.
Na Evolua, além dos tradicionais serviços, o App Ailos permite transferir dinheiro entre cooperativas do Sistema Ailos ou outras instituições financeiras (TED); consultar e fazer
pagamentos de contratos de empréstimos; colocar créditos no celular; realizar investimentos e resgates. “O aplicativo atende às demandas do cooperado no dia a dia tranquilamente, a cooperativa tem disponível diversos canais de relacionamento com o cooperado: App Ailos (conta), App Cartão, conta on-line, chat on-line, SAC, whatsapp e o contato direto com o gerente da conta”, informa José Delmo Menezes Júnior, assistente de Comunicação e Marketing.
No Sicredi, poucas situações exigem ir à agência. É possível realizar diversas transações sem precisar se deslocar até uma agência do Sicredi, usando o app e o internet banking, como consultar limite de crédito pré-aprovado; recarregar créditos para telefones pré-pagos e até simular um financiamento para comprar um veículo. Por outro lado, contratar créditos, consórcios e determinados tipos de seguros, tudo isso é realizado na agência.
“O app é bem completo e há necessidade de ir na agência quando são operações de valores maiores, para tomar algumas linhas de crédito e depósitos com valores expressivos, consórcio, seguro, créditos rurais”, afirma Renan Guex, assessor de comunicação do Sicredi.
A Sicoob vai além e hoje permite que os cooperados façam até depósito de cheques via app. “É possível fazer a digitalização pelo celular, o cooperado só precisa capturar uma imagem do cheque e é feito o depósito, como se fosse na agência. Depois é preciso inutilizar a folha”, explica o analista de Produtos e Serviços Mateus Perin. Além deste, a cooperativa também possui outros serviços no aplicativo, como transferências, consulta a saldo e extrato, pagamento de boletos, inclusão ou exclusão de débito em conta, verificação do saldo de empréstimos, recarga de celular e aplicações.
O cooperado da Sicoob só não consegue fazer on-line a liberação de uso do app. Para fazer o primeiro acesso é preciso ir até uma agência, uma questão de segurança, segundo Mateus. “Pelo padrão, quando é aberta uma conta o aplicativo é habilitado. Pra quem tem conta e não baixou o app, o primeiro acesso precisa ser liberado no autoatendimento ou com um atendente, pra dar uma segurança maior, depois consegue acessar tudo com um login”.
Na Cresol, uso do aplicativo aumentou 20%. As medidas de restrição de circulação em virtude da pandemia fizeram o acesso ao app da Cresol crescer 20% nas últimas semanas. A cooperativa também disponibiliza uma série de serviços que podem ser feitos de forma on-line; somente a troca e depósito de cheques e algumas modalidades de financiamento com regras específicas que não têm legalidade jurídica para formalização eletrônica precisam, obrigatoriamente, ser feitos na agência.
A cooperativa acredita que as circunstâncias deste momento vão estimular o uso do aplicativo após a pandemia e que é possível manter um relacionamento próximo com os cooperados, mesmo de forma virtual. “Queremos estar sempre próximos, mesmo que seja de maneira on-line. Hoje temos diversas maneiras de ter um relacionamento próximo, mesmo que não seja presencial. Nós entregamos nesses últimos 12 meses muitos pacotes tecnológicos que estão sendo decisivos nessa travessia da pandemia, mas é importante destacar que, sem dúvida, é uma preocupação constante que temos em função de uma demanda de mercado. No último ano realizamos inúmeras melhorias no App Cresol e nos próximos dias mais novidades estarão disponíveis aos nossos cooperados”, sintetiza o superintendente da Central Cresol Baser, Adriano Michelon.
