Geral
JdeB – O programa Boa Comida, do Governo do Estado, foi lançado para auxiliar as famílias que estão em dificuldades neste momento de fechamento provisório de parte das empresas, escolas, instituições civis e públicas para evitar o alastramento do coronavírus no Paraná.
O programa terá a coordenação das secretarias estaduais de Agricultura, Saúde e Justiça, Assistência Social e Família.
Por três meses cada família beneficiada terá disponível R$ 50/mês para comprar diversos produtos. O público-alvo são as famílias cadastradas no Cad-Único das secretarias municipais de Assistência Social e centros de referência em assistência social (cras). Mas outras pessoas também poderão se cadastrar, bastando procurar os serviços de assistência social e preencher uma autodeclaração de necessidade do valor.
Denise salienta que os recursos financeiros também vão girar no comércio das cidades paranaenses. “Favorece as mercearias e mercados dos bairros.” Cada família beneficiada vai ter um código com o valor de R$ 50 para gastar no estabelecimento conveniado ao programa.
Denise adianta que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) deve assinar nesta semana o decreto prevendo a regulamentação do programa Comida Boa, os beneficiários e como será o pagamento do valor.
O chefe do escritório regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (antiga Emater) de Francisco Beltrão, Carlos Alberto “Beto” Wust da Silva, informa que os levantamentos dos mercados foram feitos pelo IDR nos municípios e agora será feita a divulgação nas prefeituras e para que as empresas se cadastrem no programa. “Só serão legalizados [no programa] as empresa que estiverem em dia com o Governo do Estado”, ressalta.
As empresas podem buscar informações e no site www.agricultura.pr.gov.br e no ícone do programa.

Denise Adamchuk e Carlos Alberto Wust da Silva estão divulgando o novo programa. Foto – Flávio Pedron/JdeB