Negócios
Da assessoria- Atualmente as medidas de isolamento social estão forçando bares e restaurantes a se reinventarem em todo o Brasil e o delivery tem sido uma das melhores saídas para os empresários do setor. Para os que não contavam com esse tipo de atendimento, como se ajustar rapidamente ao delivery? Ou ainda, aos que já entregavam à domicílio, como gerenciar esta alta demanda?
Segundo a ACOM Sistemas, de Curitiba, a tecnologia tem se mostrado uma forte aliada neste processo de adaptação. A empresa, também com unidade em São Paulo, mantém entre suas especialidades justamente o atendimento ao setor de food service e tem visto aumentar a busca por soluções que auxiliem os empresários da área nesta difícil tarefa de gerenciamento do negócio.
Um dos personagens desta história é o Hard Rock Café Curitiba, casa de lazer, cultura e gastronomia famosa no mundo todo. Por conta das restrições em receber clientes no estabelecimento durante os meses de abril e maio, a unidade de Curitiba, que fica no bairro Batel, também aderiu ao delivery para continuar operando. De acordo com o gerente geral da casa, Marco Condado, esse período foi de aprendizado para a equipe, especialmente em relação a embalagens e entrega, pois antes da pandemia o Hard Rock Curitiba não atuava com delivery.
[Todos os sistemas]
Segundo Eduardo Ferreira, diretor comercial da ACOM, o ERP funciona integrando todos os sistemas dos restaurantes como, por exemplo, plataformas e-commerce e aplicativos móbile (iFood), e o PDV que gera as notas fiscais. “A plataforma recebe as informações de todos os sistemas que uma loja ou rede possua, e a partir daí é possível fazer uma análise geral de todo o contexto do que foi vendido. Ele faz o registro da baixa de estoque, calcula os preços relacionados a mercadoria vendida, analisa formas de pagamento, métodos de entrega, além do custo de cada operação”, diz Ferreira.
A ferramenta fornece relatórios gerenciais que servem de embasamento para ações estratégicas, como a montagem de novos cardápios, precificação de produtos, criação de promoções e ações para diminuir desperdícios. “Ou seja, dados essenciais também para os restaurantes no cenário de retomada dos negócios presenciais”.