3.6 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Quem é e o que faz o médico Otorrinolaringologista?

Saúde

Dra. Mariana Seerig
Otorrinolaringologista
(CRM-PR: 39471 / RQE: 23419)

Nós, médicos otorrinolaringologistas ou, simplesmente, otorrinos, somos popularmente conhecidos por tratarmos as patologias ligadas ao ouvido, nariz e garganta. Nossa formação compreende os seis anos do curso de Medicina e mais três anos de residência ou especialização em Otorrinolaringologia. Ao término da residência estamos habilitados a atender adultos e crianças em qualquer campo da especialidade.
Mas, quais seriam os campos da Especialidade de Otorrinolaringologia?
– Otologia: compreende os distúrbios da audição. Podemos incluir nesse grupo a perda de audição ou as doenças do ouvido, como as perfurações timpânicas. A otoneurologia é um ramo da otologia que estuda os distúrbios do equilíbrio (tontura) e o zumbido.
– Rinologia: Abrange o tratamento dos problemas com origem no nariz, como a obstrução nasal, desvio de septo, sinusite, rinites e sintomas relacionados à hipertrofia de adenoide.
– Laringologia: Engloba as patologias da garganta, doenças amigdalianas, inflamações como laringites ou faringites, os distúrbios da deglutição e da voz, como a rouquidão.
– Otorrinolaringologia pediátrica: focada no tratamento das crianças, compreende desde distúrbios de desenvolvimento, dificuldade com a fala e alimentação, às patologias da adenoide e amígdalas.
– Otorrinolaringologia geriátrica: Tratamento das queixas mais comuns dos idosos, como dificuldade para identificar sons ou compreendê-los, distúrbios do sono, engasgos ou dificuldade para engolir. Tem como objetivo promover um envelhecimento saudável.
– Ronco e apnéia do sono: A medicina do sono é uma das subespecialidades da otorrinolaringologia, estando esse médico capacitado ao tratamento clínico e cirúrgico da doença.
– Cirurgia plástica facial: Subespecialidade que se dedica ao tratamento estético e funcional da face.

Todo médico otorrino
é também cirurgião?
Podemos dizer que sim. Alguns otorrinos optam por atender somente em consultório, entretanto, a formação do médico otorrinolaringologista é clínica e cirúrgica. Os procedimentos cirúrgicos mais frequentemente realizados por nós são: cirurgias de amígdalas e adenoide, correção de desvio de septo, cirurgia dos cornetos nasais, microcirurgia de laringe (devido a lesões nas pregas vocais), cirurgia de ouvido, rinoplastia e otoplastia.

O otorrino também pode fazer cirurgia estética?
Como mencionei anteriormente, existe uma subespecialidade intitulada cirurgia plástica da face. Ao analisarmos todos os campos de atuação do otorrino, é fácil perceber que este especialista tem profundo conhecimento da anatomia e fisiologia da face como um todo. Portanto, quando realizamos um procedimento como a rinoplastia (cirurgia plástica do nariz), conseguimos oferecer ao paciente algo além da estética, o que chamamos de ganho funcional, ou seja a capacidade de melhorar a respiração e a qualidade de vida desse indivíduo.

- Publicidade -

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques