Regional

A Marel Design Mobili realizou no início desta semana a tradicional convenção nacional, onde anualmente reúne lojistas de todo o Brasil. Este ano, devido a pandemia da Covid – 19, o evento foi realizado de forma totalmente on-line. Durante duas manhãs, segunda e terça-feira, lojistas, equipe técnica, setor de desenvolvimento de produtos, comercial, marketing e demais colaboradores se conectaram em ambiente virtual privado, exibido no Youtube através do canal da Marel Design Mobili, para assistir ao lançamento da nova coleção 2021.
Uma das preocupações da Marel logo no início da pandemia, era possibilitar aos lojistas a conexão e o sentimento de pertencimento que a convenção presencial proporciona. Para isso, a equipe empenhou-se e organizou um evento totalmente on-line que possibilitasse interatividade, informação e descontração.
A tecnologia foi fundamental para realização do evento, e os recursos utilizados para viabilizar, foram as redes sociais, canal no Youtube, o Zoom que é uma ferramenta de videoconferências e o uso de QRCODE para interatividade e chat.
Para o gerente nacional de vendas da Marel, Marcos Malavolta, realizar um evento deste porte é um grande desafio, porém é a nova realidade. “A partir da nossa decisão, em realizar um evento de forma remota, procuramos elaborar informações que pudessem nos dar a possibilidade de entregar a coleção, que estava sendo desenvolvida de forma clara e de fácil assimilação. Hoje, depois de realizado o evento, temos a certeza que esse é um modelo que veio para ficar. Os participantes de um modo geral, elogiaram muito o formato, especialmente porque conseguimos entregar o conteúdo para uma quantidade muito maior de pessoas, que estão diretamente envolvidas no processo de venda dos nossos produtos.
O evento compreendia dois grandes desafios. O primeiro era o fator surpresa, não podíamos antecipar nada do que iríamos lançar. O segundo desafio, era fazer com que, os nossos lojistas, ávidos por novidades, pudessem entender aquilo que estávamos lançando, para isso, mobilizamos toda a equipe para construir materiais especiais e um cenário que pudesse proporcionar esta sensação.
A grande novidade ficou por conta da Aqcuarelo Collezione, que traz uma inspiração na tradicional aquarela e ainda faz referência ao design italiano. Composta por uma paleta de 1.950 cores, que possibilitam diversas combinações, a Aqcuarelo Collezione imprime identidade e emoção aos projetos, a tradução real de personalidade.
Além das 1.950 cores, os acabamentos ganham destaque, permitindo escolhas como autobrilho, acabamento acetinado, com texturas amadeiradas e também nos vidros. Temos a certeza de que esta coleção passa a ser para as lojas Marel de todo Brasil, um grande diferencial de negócio, devido ao olhar e gosto refinado de nossos clientes”, comenta.
Para o diretor-comercial da Marel S/A, José Vagner, a realização deste evento é uma grande oportunidade e representa um marco para a empresa. “A própria pandemia veio para acelerar esse processo de utilização de ferramentas on-line para conectar pessoas, um bom exemplo, é a utilização para fins de atendimento, vendas, relacionamento com fornecedores e clientes. Outra vantagem é agilidade que a internet e suas ferramentas permitem, de modo à disseminar com maior velocidade a informação, conectando assim mais pessoas aos processos e reduzindo ruídos na comunicação. Neste sentido, estamos investindo em um espaço exclusivo, um ambiente para treinamentos, gravações, videoconferências, em uma sala totalmente moderna, semelhante a um estúdio de televisão.
Para a convenção, criamos um cenário que simulava um ambiente de casa, mostrando assim, as possiblidades que a nova coleção permite”, explica.
José destaca ainda a grande preocupação que a empresa tem com a vida dos trabalhadores, ações e medidas estão sendo tomadas de modo à assegurar a saúde de todos, “Proporcionamos treinamento com os colaboradores, realizado por um profissional de saúde, onde orientamos todos os procedimentos de segurança em relação à Covid-19, além disso, estamos fornecendo um kit que contém máscara e álcool em gel. Há uma preocupação com os nossos motoristas, por isso, desenvolvemos uma capa de proteção para os acentos dos caminhões o que permite a higienização constante. Enfatiza.
As medidas de segurança não param por aí, a Marel S/A vem seguindo com rigor as orientações dadas pelos órgãos de saúde, afastando assim os colaboradores do grupo de risco, realizando o distanciamento de pessoas e a alimentação está sendo realizada em horários alternados, intercalando setores.
José comenta ainda que houve impacto nas vendas, porém a pandemia gerou novas oportunidades e destaca com otimismo a retomada da economia, “Acredita-se que o incremento de mais de 300 bilhões na economia brasileira através dos incentivos do governo, se refletirá de alguma forma no poder aquisitivo das pessoas, o que pode representar uma retomada rápida da economia. Em relação aos investimentos e projetos, estamos seguindo o nosso plano de ação, claro que com uma menor velocidade, adaptamos alguns projetos, mas não estamos recuando, inclusive, permanecemos investindo, renovando a nossa frota com a coompra de novos caminhões”, revela.
Quanto à adaptação da empresa ao cenário da Covid-19, José afirma que o processo foi rápido e enxerga boas oportunidades de mercado: “A nível nacional, estamos atuando na abertura de novas lojas, aumentando assim a nossa capilaridade e share. Outra oportunidade é a ampliação do atendimento ao setor corporativo, principalmente o ramo hoteleiro.
O mercado internacional é outro setor que a Marel vem atuando, exportamos para Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai e ainda este ano, passaremos a atuar no mercado americano”, destaca.
Na próxima terça-feira, 30 de junho, a Marel apresentará para arquitetos, designers, clientes e mercado, a nova coleção, que será transmitida pelo Youtube no canal da Marel Design Mobili, e todos estão convidados a prestigiar.