24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Projeto para estimular agroindústrias da região será em parceria com a UTFPR

Regional

O prefeito Raul Isotton participou da reunião remota na tarde de ontem.

Ontem uma webconferência tratou sobre parcerias para estimular as agroindústrias de Dois Vizinhos. Este projeto tem como objetivo, atender ao público rural com interesse na agroindustrialização, através de parceria entre a UTFPR e a Prefeitura de Dois vizinhos, visando inseri-los no mercado, gerando autossuficiência e desenvolvimento econômico.

A proposta foi apresentada pela Secretaria Municipal de Agricultura e foi amplamente discutida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (exEmater), Seab, Acedv e UTFPR através do diretor do campus Dois Vizinhos Everton Ricardi Lozano e professores da instituição.

UTFPR e Instituto de Portugal
O professor Everton colocou a universidade à disposição para um convênio com o município para o desenvolvimento do projeto. Também informou que foi firmado recentemente um convênio entre a UTFPR e o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, para a implantação de um laboratório luso-brasileiro para o desenvolvimento conjunto de pesquisas de interesse dos dois países em Ciência de Alimentos.

- Publicidade -

No laboratório luso-brasileiro as pesquisas serão nas linhas de alimentos lácteos, embutidos de origem animal e alimentos de origem vegetal.

Os recursos para a realização dos projetos serão fomentados pelo governo português e, no Brasil, pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária. A proposta de parceria tem a participação dos campi da UTFPR de Dois Vizinhyos, Francisco Beltrão e Pato Branco.

O diretor Everton Lozano enfatizou também que a UTFPR Dois Vizinhos já investiu, com recursos próprios, na reforma do prédio da agroindústria do campus, que está pronto para o retorno das atividades.
Com esta parceria será possível atender o projeto de estímulo à agroindústria, discutido na Webconferência.

Diagnóstico das agroindústrias
O objetivo é realizar um levantamento sobre a real situação de cada agroindústria do município, ofertar qualificação dos envolvidos, gestão e qualidade dos produtos, bem como auxiliar na comercialização dos mesmos, assim como produzir obedecendo todas as exigências do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) SIF (Serviço de Inspeção Federal), Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Sistema unificado de atenção a sanidade agropecuária (Sisbi-Suasa).

Dentro dessa parceria UTFPR, entraria com os cursos de capacitação, juntamente com o Senar, Sesc e Sesi, e com os exames laboratoriais dos produtos produzidos pelas agroindústrias de Dois Vizinhos.
Atualmente o município possui nove agroindústrias que processam produtos de origem animal registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e outras 16, que trabalham com panificados e hortifrúti, que possuem licença na Vigilância Sanitária.

Além das agroindústrias já instaladas, busca-se estimular a instalação de novas agroindústrias nas mais diversas áreas de produção, com o propósito de agregar valor à produção primária e influenciar no desenvolvimento econômico local. O município se encarrega de divulgar a parceria ora proposta, identificar os interessados e efetuar o cadastro de identificação, bem como a elaboração de um plano de negócios.

De acordo com o diretor da UTFPR de Francisco Beltrão, Alexandre Alfaro, “a ideia não é criar novos espaços físicos, mas criar redes de pesquisa envolvendo os pesquisadores e laboratórios existentes, desse modo, aproximando a academia da indústria e consequentemente, beneficiando os consumidores”, explica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques