6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prefeitura de Beltrão continua obras de revitalização do Córrego Progresso

Beltrão

O gabião de pedras nas margens é feito com uma máquina. O leito do rio também recebe pedras.

A Secretaria de Viação e Obras de Francisco Beltrão está dando continuidade nas obras de revitalização do córrego e da Avenida Progresso, no Bairro São Miguel. No córrego está sendo utilizado o sistema de gabião, que consiste na colocação de uma base de pedras nas margens e no leito do rio, com contornos em V nas margens. Na sequência será colocada a ferragem e a concretagem das laterais. O planejamento para a utilização do sistema foi feito pela equipe de engenharia da prefeitura.

O gabião é uma estrutura de contenção de barragens e drenagem da água. É muito utilizado na contenção de encostas de córregos e rios. “O prefeito Cleber Fontana [PSDB] pediu que fosse feito desta forma e certamente será um sucesso, pois controla a erosão no leito do rio, melhora a vazão devido a utilização do sistema em V nas margens e evita os desmoronamentos nas laterais”, explica o secretário municipal Claudio Borges (Viação e Obras).

Outra novidade é relacionada à pavimentação da Avenida Progresso, que margeia o rio nos dois lados. O pavimento será de concreto, o que garantirá uma durabilidade maior da via. “A revitalização do córrego e da Avenida Progresso é uma reivindicação histórica dos moradores daquela região, principalmente em função dos alagamentos que são verificados em períodos de chuvas mais intensas. Esse é um projeto que temos priorizado”, lembra o prefeito Cleber.

- Publicidade -

Claudio Borges explica que no caso do gabião, o sistema deverá ser utilizado para a revitalização de outros rios, caso do Lonqueador, que apresenta desmoronamentos em vários pontos em seu trajeto pela cidade.

Rivaldino Giniano mora em frente ao Córrego Progresso e gostou da obra e do projeto. “De primeira, eu sei que tá ficando bom”, opina. Em uma enchente, em anos anteriores, ele teve sair de casa de caíco de sua casa.

Rivaldino acha que esta obra e a do túnel do Rio Marrecas vão resolver o problema das enchentes na cidade de Francisco Beltrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques