Regional
O laudo da Defesa Civil de Nova Prata do Iguaçu sobre os danos causados pelo granizo que caiu na noite de sexta-feira, 14, aponta prejuízos de R$ 3 milhões para as lavouras de trigo.
Conforme Elder Lira, coordenador da Defesa Civil, o granizo atingiu principalmente as comunidades Nova Vitória, Conquista, São João do Vorá, Alto Bela Vita, Santa Rita, Esperança, São Jorge, Gamela, Canguçu e Guarani. “Nestas regiões o granizo foi maior”, diz Elder.
Ainda não há informações oficiais sobre prejuízos causados pelo granizo nas lavouras de trigo dos municípios de Francisco Beltrão, Cruzeiro do Iguaçu. Foram plantados 91 mil hectares.
As lavouras de milho, safrinha, possivelmente não devem ter sido atingidas porque já estão na fase final de colheita – 92%. Foram plantados 84.500 hectares.
No município de Pato Barnco o granizo atingiu o perímetro urbano. Ivano Carniel, técnico do Departamento de Economia Rural, do núcleo da Seab, disse que não há informação de que o granizo tenha atingido o interior.
Preocupação com geadas
Ricardo Kaspreski, do Deral/Seab, Núcleo de Francisco Beltrão, contou que há poucos relatos sobre granizo no interior. A preocupação, agora, é com a possibilidade da ocorrência de geadas quinta e sexta-feira desta semana. Se elas aconteceram perdas podem ser registradas na cultura.

O granizo que caiu em Nova Prata do Iguaçu provocou danos na cidade e interior.
Só no interior, a Defesa Civil estima prejuízos de R$ 3 milhões no trigo.