Uma escola de Capanema e outra de São João conseguiram bons resultados.

A evolução do ensino público do Paraná é resultado direto da melhoria da educação em 359 das 399 cidades do Estado. O Paraná registrou o maior crescimento do País na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio (0,7), saltando de sétimo para quarto lugar, e também nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com avanço de 0,5, pulando de sétimo para terceiro no ranking nacional.
Os colégios com as melhores notas na avaliação nacional são de diversas regiões e têm diferentes tamanhos e perfis, provando que o trabalho e a dedicação de alunos e profissionais fazem a diferença. Diretores citam também o trabalho e parceria da Secretaria da Educação e do Esporte e dos núcleos regionais, novos programas, como o Prova Paraná, e o uso de tecnologia.
No Ensino Médio, o melhor desempenho foi novamente do Colégio da Polícia Militar, em Curitiba, repetindo a nota de 6,2 do Ideb 2017.
Fundamental
Já nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o melhor desempenho foi da Escola Estadual do Campo Professor Leonardo Salata, em Palmeira, nos Campos Gerais, com nota 7,2 – bem acima da média de 5,1.
Empatados na 2ª colocação com nota 7,0 ficaram o Colégio Estadual Professora Dea Alvarenga, em Londrina, a Escola Estadual do Campo Vinícius de Moraes, em Nova Santa Rosa, no Oeste, e o Colégio Estadual Castro Alves, em Quedas do Iguaçu, também no Oeste. O Castro Alves havia obtido a melhor nota do Ideb para esse ano em 2015 (6,6), mas perdeu o posto em 2017 e agora retornou para perto do topo ao subir o desempenho.
Top 10 Ensino Médio
1. Colégio Polícia Militar do Paraná (Curitiba) – 6,2
10. Colégio Estadual Castro Alves (Quedas do Iguaçu) – 5,7
Top 10 Ensino Fundamental Anos Finais
1. Colégio Estadual do Campo Leonardo Salata (Palmeira) – 7,2
2. Colégio Estadual Castro Alves (Quedas do Iguaçu) – 7,0
7. Escola Estadual Santa Cruz (Capanema) – 6,7 e
Escola Estadual do Campo Pedro I (São João) – 6,7