6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Trator de 15 toneladas passa por cima de agricultor e ele sobrevive

Regional

Joelço Garbozza com seu trator traçado, na Linha Formiga, onde mora.

Dia 21 de agosto de 2020 completaram-se 26 anos que o agricultor Joelço Garbozza, que mora na comunidade da Linha Formiga, Francisco Beltrão, sofreu um gravíssimo acidente.

Um trator de esteira, que pesa 15 toneladas, passou por cima de seu corpo e ele sobreviveu. Era uma tarde de domingo, por volta das 18h30, quando o acidente aconteceu. Joelço e seu pai, Valdeni, hoje com 82 anos, contrataram um trator de esteira para fazer as curvas de nível num pedaço de terra da propriedade. Joelço estava auxiliando o tratorista, nas balizas. Ele lembra que o trator estava distante dele em torno de uns oito metros e até hoje não entende como tudo foi acontecer. Quando ele percebeu, o trator já estava em cima dele, vindo de ré. Joelço até gritou pro tratorista parar, mas, devido ao auto barulho do motor, ele não ouviu. Então, o trator pegou por primeiro seus dois pés, e o derrubou de costas e começou a passar por cima de seu corpo. Joelço lembra que naquela hora, pensou: “Se for pra morrer, que Deus me leve.” Ele tinha 26 anos.

Joelço lembra que começou a ver estrelas e logo tudo escureceu, o trator passou completamente por cima de seu corpo. A sorte que a terra da curva de nível ainda não estava compactada, estava bem fofa, então seu corpo afundou na terra mole. E ainda bem que seu pai viu tudo o que aconteceu, ele gritou e fez sinal. Daí o tratorista parou.

- Publicidade -

Joelço ainda conseguiu levantar e saiu andando sem rumo, mas não conseguia enxergar nada. Um de seus olhos havia saltado pra fora e o outro estava com hemorragia. Ele sentia muita dor.

Seu pai, imediatamente, pegou sua Brasília e o levou até a Policlínica. Quem o atendeu foi o dr. Irno Azzolini. Foi feita uma cirurgia para ver como estavam os órgãos internos. Uma parte de seu fígado fora esmagada. Então o dr. Irno retirou a parte afetada e também fez a cirurgia nos olhos. Sua coluna ficou lesionada, também, pois deslocou uma vértebra e trincou a clavícula.

Joelço ficou oito dias internado, só deitado e sentindo muita dor. Demorou mais de 60 dias pra poder começar a trabalhar. E durante oito anos fez tratamento homeopático e fisioterapia para a coluna. Melhorou bem, ficou perfeito. Daí, Joelço se casou com Janalise Scher, com que teve dois filhos: o Pedro Henrique, que hoje está com 15 anos, e a Ana Clara, que tem 13 anos. Há oito anos passou por mais um momento difícil, sua esposa faleceu de câncer e ele ficou com as duas crianças pequenas e até hoje se emociona quando fala nesse assunto. Mas, com muita força e fé em Deus, nunca desistiu. Diz que sobreviveu por milagre àquele terrível acidente, em 1994.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques