Política

A Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia realizou uma audiência pública on-line para debater sobre futuro da indústria e comércio diante da pandemia. O encontro contou com a participação do vice-governador, Darci Piana (PSD), do secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, e do secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, bem como representantes das entidades que compõem o G7, grupo que integra o setor produtivo. “Uma carta com as principais sugestões e reivindicações feitas durante a audiência pública será entregue ao governo e destaco para todos os participantes dessa audiência que devem enxergar esta comissão como instrumento de mediação com o governo”, afirmou o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, deputado Paulo Litro (PSDB).
Darci Piana e Guto Silva
Abrindo os trabalhos, Darci Piana, apresentou uma série de ações. “Empresas mantiveram seus investimentos no Estado e novas chegaram, mesmo em tempos de pandemia. A preparação dessa infraestrutura foi fundamental para isso. Contratamos 50 engenheiros para o nosso banco de projetos, que nos permite antecipar aos outros estados e fazer os recursos chegarem ao Paraná. São condições extraordinárias para a indústria, com investimentos de R$ 3,8 bilhões”, declarou. Guto Silva, reforçou a importância do que chamou de maior das revoluções: a tecnológica. “Estamos diante de uma nova ordem mundial. Na pandemia, o sistema privado financeiro e o da saúde desapareceram. O Estado prevaleceu e o Paraná se fortalece com investimentos em obras de infraestrutura”, disse.
Faciap
O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, que propôs a realização da audiência, disse que, conhecendo bem cada setor, de cada região do Paraná, o momento é de adaptação, de reflexão. “Setor produtivo e poder público precisam trabalhar em sinergia. Sozinhos não conseguiremos avançar. Agradeço a preocupação do poder público com o empresariado”, ressaltou.