14.3 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Prefeitura recebe, da Adapar, certificado do Susaf para operar agroindústrias

É o segundo município da região a receber o selo da Adapar e da Secretaria Estadual da Agricultura.

O deputado Wilmar Reichembach discursa na solenidade de assinatura do convênio.

Na semana passada, o prefeito Helton Pfeifer (PSDB), de Salgado Filho, recebeu o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), coordenado pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar) e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Na solenidade, estiveram o prefeito Helton Pfeifer, vice-prefeito e secretário de Agricutura Astério Marchetti (PSC), a chefe do núcleo regional da Seab de Beltrão, Denise Adamchuk, o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Carlos Alberto Wust da Silva, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) e demais lideranças locais.

No Sudoeste, só os municípios de Salgado Filho e Francisco Beltrão mantêm o convênio com a Adapar e a Seab para beneficiar as pequenas agroindústrias familiares de produção de mel, embutidos de carne suína, derivados do leite, entre outros, pela certificação do Susaf.

- Publicidade -

Wilmar Reichembach destacou que “é mais um avanço para as pequenas agroindústrias e para o comércio de produtos coloniais no Paraná”.

Reichembach comentou que “o município, que já é uma referência no Sudoeste e no Estado na produção de queijos, vinhos, geleias e embutidos, agora poderá expandir ainda mais sua comercialização em todo Paraná. As agroindústrias de Salgado Filho que quiserem aderir ao Susaf precisam estar previamente certificadas pelo Sistema de Inspeção Municipal [SIM]”.

Pelo convênio entre Adapar, Prefeitura de Salgado Filho, Secretaria Municipal de Agricultura e SIM, as vistorias e fiscalizações passam a ser feitas pelo sistema municipal. As indústrias de embutidos só podem transformar a carne suína em subprodutos. As carcaças e a carne propriamente dita têm de ser compradas de frigoríficos inspecionados pelo SIP ou SIF.

O município mantém convênio com o Consórcio Intermunicipal de Sanidade Animal (Consad), vinculado ao Sisbi-Suasa, que permite a pequenas agroindústrias locais, adequadas às normas do Sisbi, a venda de seus produtos em todo o Brasil. Agora, as agroindústrias terão a opção de aderir às normas do Susaf.

Denise Adamchuk disse que a Prefeitura de Santa Izabel do Oeste já protocolou o pedido de adesão ao Susaf. A Prefeitura de Marmeleiro também foi convidada a aderir ao Susaf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques