Negócios
O Dia das Crianças é considerado, historicamente, uma das cinco datas mais importantes para as vendas do comércio no Brasil. Depois do resultado alcançado no ano passado (quando o comércio registrou o melhor Dia das Crianças, desde 2013), as expectativas dos empresários para este ano permanecem positivas.
No contexto da pandemia, em que os pais estão tendo de manter seus filhos em isolamento por mais de seis meses, o cuidado com a saúde e o estado emocional das crianças assumiu uma importância tão significativa quanto a própria prevenção da Covid-19. Assim, as empresas dos setores de comércio e serviço acreditam que as famílias devem buscar oferecer às crianças, neste dia, uma experiência que contribua para aliviar o estresse causado pela pandemia.
Para o consultor do Sebrae/PR, Gabriel Caus, o Dia das Crianças deste ano tem um apelo ainda mais especial, incitando novas formas de brincar e criar vínculos. “Os pais estão passando mais tempo com os filhos em casa, bem como todas as pessoas estão extremamente conectadas digitalmente. É uma ótima oportunidade para trazer uma experiência para o off-line e aprofundar os laços na família”, indica Caus.
Expectativas otimistas
Fernanda Ody Barp, sócia e diretora de loja em Pato Branco, mostra-se otimista para o Dia das Crianças. As vendas de brinquedos aumentaram 10% entre maio e setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2019. “Devido à pandemia, as crianças precisaram ficar em casa e, através de brincadeiras e jogos, percebemos que favoreceu o vínculo familiar”, analisa Fernanda.
A empresária comenta que setembro foi o melhor mês em faturamento até aqui e que espera aumento de vendas até o próximo dia 12. E, mesmo com os índices positivos, a empresa está investindo para crescer mais.
Roupa também está na mira
Atuando no ramo do vestuário, a empresária Noeli Guimarães Garcia, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, apostou em um brinde especial para atrair a atenção dos pais. Na compra de um produto específico para o Dia das Crianças, o cliente leva para casa uma bola personalizada. “Sabemos que crianças gostam de ganhar brinquedos, mas muitos pais preferem presentear com roupas. Procuramos inovar e agregar um brinquedo para atrair o cliente.”