A estrutura de atendimento passa a contar com 12 profissionais.

Dia 19, segunda-feira, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) – Sudoeste do Paraná iniciou os atendimentos da nova base descentralizada na cidade de Ampere. Assim, a estrutura do Consórcio que possui 350 funcionários, funciona 24 horas por dia e atende os 42 municípios do Sudoeste, passa a contar com 12 bases descentralizadas, quatro avançadas (USA) e 14 básicas (USB).
A equipe de Ampere conta com 12 profissionais – seis condutores socorristas e seis técnicos de enfermagem que realizaram treinamento teórico e prático, entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro de 2020, em Pato Branco. Ampere faz divisa com os municípios de Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste e Realeza. Pelas estradas transitam muitos veículos diariamente.
Segundo André Ribeiro Morrone, coordenador médico do NEI (Núcleo de Educação Itinerante) do Ciruspar, durante o curso foi reforçada a questão da biossegurança como prioridade nesse momento de pandemia. “Foram abordados os pontos relevantes sobre os cuidados dos socorristas, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e estratégias nos atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19”.
Além da questão da biossegurança, foram abordados os temas de atendimentos pertinentes ao serviço de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) – pacientes vítimas de acidentes, casos clínicos, parto, psiquiátrico e pediátrico.
A cidade de Ampere foi escolhida para essa nova base levando em consideração o parâmetro de tempo-resposta, a partir das necessidades detectadas na região.
Ficou configurado o desenho regional da rede com a preocupação em considerar os critérios de concentração e dispersão dos diversos pontos de atenção dentro do território sanitário, e ainda combinar de um lado economia de escala, escassez relativa de recursos e a qualidade dos serviços; e de outro, o acesso a esses serviços já existentes na região.
O Ciruspar Samu 192 recebe em média cinco mil chamadas por mês, essas chamadas geram cerca de 1.500 atendimentos com ambulâncias.