8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Nova base do Ciruspar começa a funcionar

A estrutura de atendimento passa a contar com 12 profissionais.

A equipe da base do Samu de Ampere, que iniciou as atividades nesta semana.

Dia 19, segunda-feira, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) – Sudoeste do Paraná iniciou os atendimentos da nova base descentralizada na cidade de Ampere. Assim, a estrutura do Consórcio que possui 350 funcionários, funciona 24 horas por dia e atende os 42 municípios do Sudoeste, passa a contar com 12 bases descentralizadas, quatro avançadas (USA) e 14 básicas (USB).

A equipe de Ampere conta com 12 profissionais – seis condutores socorristas e seis técnicos de enfermagem que realizaram treinamento teórico e prático, entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro de 2020, em Pato Branco. Ampere faz divisa com os municípios de Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste e Realeza. Pelas estradas transitam muitos veículos diariamente.

Segundo André Ribeiro Morrone, coordenador médico do NEI (Núcleo de Educação Itinerante) do Ciruspar, durante o curso foi reforçada a questão da biossegurança como prioridade nesse momento de pandemia. “Foram abordados os pontos relevantes sobre os cuidados dos socorristas, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e estratégias nos atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19”.

- Publicidade -

Além da questão da biossegurança, foram abordados os temas de atendimentos pertinentes ao serviço de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) – pacientes vítimas de acidentes, casos clínicos, parto, psiquiátrico e pediátrico.

A cidade de Ampere foi escolhida para essa nova base levando em consideração o parâmetro de tempo-resposta, a partir das necessidades detectadas na região.

Ficou configurado o desenho regional da rede com a preocupação em considerar os critérios de concentração e dispersão dos diversos pontos de atenção dentro do território sanitário, e ainda combinar de um lado economia de escala, escassez relativa de recursos e a qualidade dos serviços; e de outro, o acesso a esses serviços já existentes na região.

O Ciruspar Samu 192 recebe em média cinco mil chamadas por mês, essas chamadas geram cerca de 1.500 atendimentos com ambulâncias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques