6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Carlinhos Turatto destaca trabalho em equipe e já planeja transição

Ele agradeceu aos eleitores, aos candidatos a vereador da sua coligação e a coordenação da campanha pelos 11.826 votos obtidos no último domingo, 15.

Caption

Entre 2021 e 2024, Carlinhos Turatto (PP) será o prefeito de Dois Vizinhos. A eleição foi confirmada no último domingo, 15. Carlinhos encabeçou a coligação ‘Um só coração, unidos por Dois Vizinhos’ e teve como vice o empresário Nery Maria (PSDB), da Concrevalle, e contou com oito partidos: Pros, PSDB, PTB, DEM, PSB, PP, PDT e PSL. Foram 57 candidatos a vereador, sendo que seis foram eleitos (Carlos Mangini – PP, Chicão Dal’Agnol – PP, Márcio da Silva – PSDB, Fabinho Gaspar – PP, Chico Peretto – PSL e Juarez Alberton – PSDB). Além deles, foram eleitos os vereadores Kike (PSD), Sandro Brunn (PSD), Bino Lorenzett (PT), Dr. Benini Júnior (PTC) e Mezomo (PSC).

“Primeiramente, eu preciso agradecer a Deus que é o responsável por tudo isso. Agradecer de coração aos nossos 57 candidatos a vereadores, que foram nossos maiores cabos eleitorais, levando nosso nome aos quatro cantos do município e com muito carinho à coordenação da campanha que fez centenas de reuniões, buscou o entendimento para que chegássemos nesse momento com essa campanha vitoriosa. Gratidão. Agora não podemos decepcionar quem confiou em nós com o voto e fizeram a maior votação histórica desse município. Eu e o Nery só temos a agradecer”, disse Carlinhos.

Histórico
Carlinhos Turatto tem 53 anos e é natural de Verê. Ele iniciou a vida política em 1996, quando se elegeu vereador com 924 votos (2º mais votado) pelo PDT. Depois, três eleições pelo PSDB: em 2000, foi o mais votado com 1.590 votos; em 2004, novamente o mais votado com 1.832 votos; em 2008, foram 1.652 votos. Pelo PP, em 2012, Carlinhos foi eleito com 1.763 votos. Na gestão de Zezinho Ramuski (2009/12) atuou por um período como secretário de Saúde.

- Publicidade -

Em 2016, disputou eleição para prefeito, fez 8.882 votos e foi derrotado pelo atual prefeito Raul Isotton (sem partido) que fez 9.958 votos. Agora, em 2020, Carlinhos chega ao Executivo com 11.826 votos (48,99%). O segundo colocado na eleição foi Nilson Silvestro (PSC) com 8.134 votos (33,70%), seguido de Lauro Giacomini (PV) com 1.576 votos (9,57%), Dida Santiago (PTC) com 1.576 votos (6,53%) e Nilton Biancato com 294 votos (1,22%). Foram ainda 646 votos em branco (2,54%) e 689 votos nulos (2,70%).

Entrevista
Ontem, cedo, 16, Carlinhos recebeu a reportagem do Jornal de Beltrão. O prefeito eleito estava reunido com seu vice Nery Maria (PSDB), o deputado estadual Paulo Litro (PSDB) e o deputado federal Vermelho (PSD), além da coordenação da campanha. O prefeito eleito falou sobre os próximos passos e a transição. Confira:

JdeB – Carlinhos, como você analisa o processo eleitoral e qual a expectativa para os próximos quatro anos?
Carlinhos Turatto – Estou muito tranquilo, até porque estávamos preparados há quatro anos para ganhar a eleição, mas Deus entendeu que não era a hora e reservou, então, essa data de 15 de novembro de 2020 para que nós pudéssemos nos tornar os responsáveis por essa cidade, juntamente com o Nery (Maria), e cuidar da nossa gente. A responsabilidade aumentou muito, nós devemos seguir a proposta que tivemos de campanha, que é unir Dois Vizinhos num só coração. Esquecer as ofensas políticas porque isso são coisas que passam e pensar grande. Precisamos ter projetos que venham de encontro com o que a população quer. Já me reuni com o deputado Paulo Litro, com o deputado Vermelho e estamos pensando de que forma vamos colocar os recursos e os projetos nos lugares certos. Na caminhada, falei muito da saúde, das especialidades, da UTI, da questão estruturante, de manter o município ligado ao agronegócio, mas também olhar para a agricultura familiar, pensar no emprego, trazendo cursos profissionalizantes para que contemplem nossas empresas, incentivando o pequeno empresário. E é isso que vamos buscar. Quando o Nery aceitou caminhar comigo, ele pediu três coisas: não podemos envergonhar quem nos cedeu a confiança e nos deu a oportunidade de governar; segundo, governar para todos, independentemente dos votos que fizemos; terceiro é administrar sem ódio. A partir do momento que aceitamos administrar sem ódio e da forma que o Nery falou, quer dizer que precisamos de muitas mãos. Deixo aqui o convite para todos os candidatos a prefeito que disputaram conosco para que possamos sentar, tomar um café e discutir o rumo de Dois Vizinhos. Quem puder nos ajudar, com certeza, não vai ter ranço, ódio, estaremos de coração aberto, pois queremos fazer de Dois Vizinhos um só coração. Aos vereadores eleitos peço a compreensão que nós possamos, com a benção de Deus, ter a grandeza de fazermos uma Dois Vizinhos maior em todos os sentidos.

A transição costuma ser mais longa, de outubro a janeiro, e vocês tem um período menor. Já está preparando equipe para isso?
Estou esperando o convite do Raul (Isotton). Ele é o chefe do poder Executivo e nós vamos indicar os nomes para a transição. Por termos menos tempo, gostaria que eu e o Nery, pudéssemos, juntamente com uma equipe, um contador, o coordenador de campanha, pudéssemos receber as informações para saber como conduzir. Somos sabedores que a busca de emendas acontece agora, em novembro e começo de dezembro. Então eu preciso que o município cadastre os projetos que queremos, em cada área, para fazermos um grande governo. O Raul administrou oito anos e eu acredito que teremos um período bem tranquilo.

O senhor já está com os deputados aqui, em reunião. Já tem algo programado para o início do mandato?
Eu não vou dizer que vamos anunciar novidades, mas o Vermelho está aqui e tem várias ideias de projetos, o Paulo também já está buscando ver a questão das marginais e os dois acessos do Parque Industrial e do Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Temos a ideia de fazer um investimento maciço em asfalto, temos que buscar recursos para implantar nossa tão sonhada UTI, nos comprometemos e eu espero enxugar contratos que o município tem e que possa sobrar recursos para investir nas áreas que mais precisamos.

O senhor já pensou na sua equipe de governo?
Eu sempre falei que seria um governo bem tranquilo. Não temos nenhum nome, vamos discutir isso com o Nery, sempre com muitas mãos, porque não temos o direito de errar. O povo tinha uma perspectiva muito grande de fazermos um grande governo e não podemos, de maneira nenhuma, decepcionar. Não podemos fazer isso com pressa, temos que ter o governo enxuto e vamos ver como vamos fazer, de que forma, para que possamos, com tranquilidade, poder dizer que o povo tem o direito de sonhar e quando muitos sonham, se torna realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques