Eleito para 2021-24 com 1.025 votos, o experiente político do PP cumprirá seu terceiro mandato.

Na Redação do Jornal de Beltrão, Ivanir Tupy Paulo Prolo, eleito mais uma vez para a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão:
“O objetivo principal tem que ser o desenvolvimento de Francisco Beltrão”, destacou o experiente político.
Com bom humor, o vereador eleito de Francisco Beltrão Ivanir Tupy Paulo Prolo (PP) comenta: “fui candidato na primeira vez e fiquei suplente, depois fui eleito, depois suplente, depois eleito, depois suplente e agora eleito; uma não, uma sim, uma não, uma sim, uma não, uma sim”.
Contextualizando: em 2000, Tupy suplente (561 votos); em 2004, Tupy eleito (1.442); em 2008, Tupy suplente (1.360); em 2012, Tupy eleito (1.610); em 2016, Tupy suplente (1.142), e agora eleito para 2021/2024, com 1.025 votos.
“Estou no nosso grupo político e tenho essa lealdade ao grupo, perdendo ou ganhando, já fui presidente da Câmara [2005-06] e diretor [2017-18], tenho experiência, conheco o regimento e meu estilo é de conversar com todo mundo, seja situação ou oposição”, comentou Tupy, que nesta semana esteve no Jornal de Beltrão.
Ele disse que está colocando seu nome à disposição do grupo político — os apoiadores do prefeito Cleber Fontana, PSDB, reeleito com 80%, totalizaram dez cadeiras entre as 13 em disputa.
“O objetivo principal tem que ser o desenvolvimento de Francisco Beltrão, nosso crescimento e desenvolvimento, como tem acontecido nesses quatro anos, com o nosso grupo político no comando”, destacou o experiente político.
Os experientes
Por falar em experiência, esses 20 anos de Legislativo — seja como titular, suplente ou diretor — colocam Tupy ao lado do também reeleito Valmir Dile Tonello (PV), que se elegeu pela primeira vez em 1996. São os dois mais longevos no exercício da função.
“Com minha vivência na Câmara, quero ajudar os mais novos, o pessoal que está chegando agora em 2021 para a função”, destacou Tupy.
No caso, são oito os estreantes em 2021 — Quintino Girardi (PSC), Ronaldo Bizotto (PSC), Júnior Nesi (PSDB), Pedro Tufão Filho (PSL), Oberdan Saretta (PSDB), Tiago Correa (PSDB), Jean Emiliano (PMDB) e Cidney Barbiero (PSB). Anildo Krug (PSDB) já assumiu como suplente no passado.
E Rodrigo Inhoatto (PP) e Silmar Gallina (PSDB foram reeleitos pela primeira vez agora em 2020.
E a campanha?
E sobre essa campanha de 2020? Tupy responde: “Peguei a Covid no começo e fiquei isolado. Me recuperei bem, com meus 55 anos. Depois tive só 32 dias de campanha e eu não consegui visitar todas as famílias que eu queria; as pessoas gostam que a gente visite, mostre a cara; são conhecidos, mas todos gostam de ver a gente”, comentou.
[relacionadas]