Geral

A previsão é do empresário Sidnei Batistella, sócio da Dez Telecom e diretor da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).
O leilão do 5G está previsto para o primeiro trimestre de 2021 e no primeiro estudo foi desenhado para ser dividido em seis lotes no Brasil todo.
“Se a Anatel lotear em poucos lotes como vem se apresentando o formato do leilão do 5G, apenas as grandes Teles irão ter condições de participar e adquirir esses lotes e elas sempre irão começar pelas maiores cidades e as pequenas cidades do interior serão as últimas”, ressalta.
O próprio sistema de 4G ainda é pouco disseminado no interior do País. Os provedores querem que a internet móvel saia das mãos só das grandes operadoras para que se possa levar o 5G mais rápido possível para todo o Brasil.
Batistela ressalta que são os provedores de internet que os responsáveis por mais de 60% da internet brasileira. A faixa de frequência e licença para operação do 5G é liberado pela Anatel através da comercialização destes leilões, ou seja, quem dá mais leva.
Os provedores de internet defendem o pagamento em dinheiro de 10% do valor do lote e 90% revertidos em metas de cobertura.
“Sendo assim, a empresa que ganhar além de ter que pagar pela faixa e licença, ela ainda tem que construir redes e comprar equipamentos para poder operar. Essa construção de redes que deve ser transformada em metas e trocada pelos 90% do custo da compra da faixa/licença, e com isso haveria uma expansão muito mais rápida.”
Crescimento acelerado
Somente em setembro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2019, os provedores regionais tiveram aumento de demanda em 144%, o que representa mais de 3,5 milhões de novos acessos. Já as grandes operadoras cresceram cerca de 39% no mesmo período.
De acordo com a Anatel, mais de 60% do mercado de fibra óptica até os domicílios brasileiros vêm das pequenas prestadoras (provedores até 50 mil usuários). Esse crescimento se deve, conforme Sidnei Batistela, à capilaridade dos provedores, capacidade de se ajustar ao mercado, atendimento local, proximidade com o cliente, capacidade de mudança de tecnologia e ampliação de velocidades.
O que é 5G?
A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. A promessa é de que ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de um milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.
A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira. Máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.