Geral
Dois dos shows de fogos mais tradicionais da região não serão realizados na virada de 2020 para 2021. Em Francisco Beltrão, a Prefeitura optou por não realizar a queima no Morro do Calvário para cumprir a nova legislação, que proíbe soltar fogos com estampido e som acima de 65 decibéis. O evento ocorre há mais de 20 anos e em poucas ocasiões deixou de ser promovido.
Já em Renascença, o show pirotécnico foi cancelado ainda no início da pandemia de Covid-19, para evitar a aglomeração de pessoas no Parque Yara.
O empresário Valmir Dariva, da Dariva Fogos, diz que outros municípios menores mantiveram a tradição do show pirotécnico. Em cidades como Saudade do Iguaçu, Sulina e Quedas do Iguaçu (PR) e Palma Sola e São Lourenço do Oeste (SC), a Prefeitura contratou a queima de fogos e orientou que a população veja o espetáculo de casa.
Mesmo sem a participação do poder público na virada do ano, muita gente está procurando fogos para soltar em casa. “Temos tido uma demanda boa de particulares em busca de kits e baterias, só não conseguimos atender mais gente devido à falta de produtos, já que a escassez de matéria-prima, como papelão, fez a indústria reduzir a produção”, pontua Dariva.
[relacionadas]