24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Atendimentos dos Bombeiros caíram em 2020, mas número de óbitos aumentou

As ocorrências caíram de 4.801 para 4.163, redução de 13,29% de um ano para o outro.

O 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB), de Francisco Beltrão, teve uma queda no número de atendimentos em 2020 se comparado com o ano anterior. As ocorrências caíram de 4.801 para 4.163, redução de 13,29% de um ano para o outro. O número total de vítimas atendidas seguiu praticamente a mesma proporção, reduzindo de 3.103 para 2.691 (13,28%). A quantidade de óbitos, contudo, aumentou de 104 para 105.

O major Ivo Lucio Fischer, subcomandante do 10º GB e que está respondendo pelo comando no período de férias do major Heitor Soster, diz que a pandemia foi um dos motivos para a queda no número de ocorrências, “mas acreditamos também que a redução se deve ao trabalho desenvolvido pelo Setor de Prevenção de Incêndios, que mesmo com a pandemia e respeitando os protocolos de saúde, continuou com as análises de projetos e vistorias”. Quanto ao número de óbitos, o oficial salienta que a gravidade dos acidentes de trânsito, principalmente nas rodovias da região, é um dos fatores para ter elevado a quantidade de mortes no período.

- Publicidade -

Atendimentos
Os atendimentos pré-hospitalares (APHs), que são uma das principais atividades do Corpo de Bombeiros, reduziram de 1.616 para 1.391 (-13,92%). Esse serviço compreende uma gama variada de situações como agressão, ataque animal, atendimento à gestante, choque elétrico, enforcamento, ferimentos por arma de fogo, por arma branca, intoxicação, lesão física, problemas clínicos, etc.

Já os acidentes de trânsito, no mesmo período, caíram de 1.344 para 1.189 (-11,53%). Os incêndios tiveram queda de 1.061 para 985 (-7%), busca e salvamento de 415 para 350 (-15%). Até os desastres foram em menor número, de 11 para 6 (-45%).

O major Fischer destaca que 2020 foi um ano atípico e desafiador para todas as pessoas, empresas e instituições. “A pandemia da Covid-19 forçou uma alteração de todo o planejamento da corporação, procedimentos administrativos e operacionais passaram por revisão, mas assim mesmo consideramos que foi um ano produtivo para o 10º Grupamento de Bombeiros.”

Novas viaturas e equipamentos
No decorrer do ano, o Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão recebeu um caminhão Auto-Bomba-Tanque (ABT) para atendimento de ocorrências de incêndios, uma Van para o transporte de pessoal e novos veículos para atender as demandas do setor de Prevenção (vistorias).

“Também tivemos no final do ano a confirmação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil reais para aquisição de um caminhão de combate a incêndio para a unidade operacional de Dois Vizinhos”, informa o major Ivo Lucio Fischer, subcomandante do 10º GB

Outra importante conquista foi o lançamento em 2020 do edital para contratação de 400 novos soldados para o Corpo de Bombeiros do Paraná, com prova de conhecimentos prevista para o dia 28 de março deste ano.

 

Orientações contra a Covid-19
O Corpo de Bombeiros participou em 2020 ativamente das campanhas de orientação da população sobre o controle e prevenção ao coronavírus. Bem como, adotou todos os procedimentos preventivos em seus atendimentos, que normalmente é de contato direto com as vítimas.

“O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais admiradas pela população e devemos ser exemplo também ao seguir rigorosamente os protocolos de saúde durante a pandemia, assim como nos atendimentos de ocorrências. Uso de máscara, distanciamento social, lavar frequentemente as mãos e utilizar o álcool em gel são ações que realizamos diariamente no 10º Grupamento de Bombeiros e no nosso ambiente familiar”, comentou o comandante interino.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques