Agricultura
Na safra 2020/21, os agricultores paranaenses cultivaram uma área de 150,4 mil hectares. A expectativa do setor é alcançar no fim do ciclo um volume em torno de 298,4 mil toneladas.
Esses números representam redução de 1% na área e de 6% na produção em relação à safra do ano anterior. As primeiras áreas colhidas em dezembro apresentaram uma leve redução na produtividade, resultado da estiagem no período inicial da janela de semeadura.
Com o retorno das precipitações mais regulares, a expectativa é de elevação na produtividade e qualidade do produto final. A colheita de feijão no Estado já atinge 20% da área total semeada pelos agricultores e, no momento, a cultura atravessa as fases de floração (20%), frutificação (37%) e maturação (42%).
Em relação às condições do feijão, 80% das lavouras apresentam condições boas; 19%, condições medianas e 2%, condições ruins.
Cultivo na região
Na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos foram plantados 2.500 hectares de feijão da primeira safra. Na semana que passou, 90% das lavouras já estavam colhidas. A maioria das lavouras de feijão da primeira safra foi basicamente para consumo.
Mas em Dois Vizinhos teve lavouras plantadas para fins comerciais com bom desempenho. Em média, a produtividade regional deve ficar na faixa de dois mil quilos por hectare.
*Com informações do Deral/Seab Beltrão-Dois Vizinhos.
**Carlos Alberto Salvador, do Deral-Seab-PR
[relacionadas]