Mirella Petry Pereira de Souza faria o Enem para treinar seus conhecimentos, mas mudou de ideia com o aumento de casos de Covid-19.

A estudante Mirella Petry Pereira de Souza, de 15 anos, iria fazer o Enem, mas desistiu devido ao agravo da pandemia. Como ainda está no 2° ano, do Ensino Médio, ela apenas testaria seus conhecimentos e queria conhecer a prova para se preparar para o próximo ano, mas decidiu esperar.
“Cheguei a entrar no site, porém me senti muito em risco em relação ao aumento de casos da Covid-19 em nossa cidade, e por ter muitas pessoas do grupo de risco na minha família, acabei por desistir (…) Tenho familiares com doenças crônicas como diabetes, pressão alta e outras, as quais seriam um agravante se eles contraíssem a doença. Como o mundo já estava refletindo, eu optei por deixar para o próximo ano a minha participação no Enem”, disse.
Estudante do Colégio Mundial, ela também teve a rotina de estudos impactada durante o ano de 2020. Da complexidade do novo formato remoto até a adaptação do modelo, ela aprendeu a se desdobrar e ver a rotina de estudos se tornar mais intensa. Mas assim como outros estudantes de escolas privadas, reconhece que a desigualdade nos métodos afetou, sobretudo, jovens com renda baixa.
“Muitos desses alunos não têm condições financeiras para uma internet de qualidade, computadores, ou ambiente necessário aos estudos, tendo em vista que muitos pais foram demitidos na pandemia, essa situação se agrava.”
Mesmo optando por não realizar o Enem este ano, ela tece críticas às formas como as políticas de cuidado da população na pandemia estão sendo conduzidas, mas defende a realização do exame.
“É uma questão difícil, se esperarmos passar a Covid-19 estaremos numa zona de mais incertezas, porém o tempo não para, e muitos estudantes estão dependendo da nota do Enem para entrar em uma universidade, por isso defendo que o exame tenha a sua realização, porém seguindo todos os protocolos sanitários para a segurança dos estudantes e seus familiares, e dos professores que irão aplicar a prova.”
[relacionadas]