23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Cesul proporciona colação de grau em gabinete

18 acadêmicos receberam o título de Bacharel em Direito, para já atuarem em sua profissão.

A colação foi realizada no Auditório do Cesul, respeitando todas as recomendações do decreto municipal.

A colação de grau é um dos principais momentos do ano para o Cesul. E a turma que iniciou o curso de Direito em 2016, teve sua formatura marcada para realizar em dezembro de 2020, entretanto, não foi possível. Os acadêmicos esperavam ansiosos por este momento.

Após cinco anos, mas com a pandemia, esse sonho precisou ser adiado. Só que muitos desses alunos já estavam aprovados no Exame da OAB ou precisavam da outorga de grau para poder exercer sua profissão. Então solicitaram à instituição que fosse realizada a colação em gabinete, para poder concluir esta importante etapa de suas vidas.

Como foram 18 formandos solicitantes, em conversa com a direção, foi decidido realizar o evento dia 15 deste mês, no Auditório do Cesul, sem presença de convidados, respeitando todos os protocolos de prevenção e distanciamento do decreto municipal.

- Publicidade -

Na mesa de honra estavam o diretor geral interino do Cesul, Arni Deonildo Hall, que presidiu a colação; Daniela Urio Mujahed, diretora acadêmica; e o professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, docente do Cesul e presidente da OAB – subseção de Francisco Beltrão. Foi uma cerimônia rápida, mas sem perder o brilho.

Após todos colarem grau, a formada Sidnéia Custódio Lanzini Villela proferiu o juramento. Em seguida o formado André Luis Reolon deixou sua mensagem como orador da turma. Dr. Arni salientou que mesmo com as dificuldades, é um momento de alegria para todos.

“Embora o quadro de dificuldades impostas pela pandemia, o Cesul continuou com suas atividades, mantendo a qualidade, tanto que, parte dos concluintes já obteve aprovação no exame da OAB. A colação de grau em gabinete, imposta pela necessidade de distanciamento social, buscou liberar esses novos profissionais, para imediata atuação, cientes de que encontrarão uma realidade muito diferente daquela existente quando começaram o curso há cinco anos. Temos a certeza de que esses novos profissionais estão preparados para essa nova realidade, eis que orientados a consolidar uma sólida formação, iniciada na graduação, mas que deverá estender-se ao longo da vida.”

 

No auditório do Cesul de Francisco Beltrão, que é para 900 pessoas sentadas, os 18 formandos do curso de Direito puderam ficar bem distanciados.

Sensação diferente
Os formados não escondiam o sentimento de satisfação, mas também a frustação por não ter seus familiares presentes.

“Considerando a necessidade de colação de grau e o recebimento do diploma para a realização de inscrição na OAB, o Cesul, demonstrando imenso respeito aos formandos que já estavam aprovados no Exame, ofereceu esse formato de cerimônia. Foi um misto de sentimentos. O mais impactante foi não sentir a presença dos familiares, não poder dar o abraço de parabéns e de muito obrigada nos professores e na equipe do Cesul. Com certeza, essa confraternização fez falta.

Já colei grau no formato festivo em outra graduação e afirmo que são as pessoas e aqueles que amamos que tornam os momentos ainda mais especiais e inesquecíveis. Apesar de tudo, foi possível sentir felicidade e satisfação por encerrarmos um ciclo de muito estudo, dedicação e aprendizado”, comentou a Sidnéia Custódio Lanzini Villela.

Sentimento parecido teve a bacharel Caroline Moraes Eurick. “Em 2020 vários sonhos foram adiados pela pandemia. Um deles foi a colação. Mas o Cesul oportunizou esse sonho, cumprindo com todas as medidas requeridas. Colamos grau sem nossos familiares e colegas, contudo não deixou de ser lindo e emocionante. Gostaria do auditório cheio, mas sei que, de coração, eles estavam lá. Arrisco dizer que foi a colação de grau em gabinete mais linda da história. Concluir uma graduação não é fácil. Em 2020 tivemos que nos readaptar com as aulas e, inclusive, apresentação da monografia de forma remota. Vencer essa etapa e poder colar grau é gratificante”.

 

Comprometimento
Wolney Toigo destaca o compromisso como formado: “O sentimento é de emoção e alegria. Poderia resumir esse momento em duas palavras: gratidão e compromisso. Agradeço a Deus, professores e todos os colaboradores que fizeram parte disso. E o compromisso de sermos instrumento da luta por uma sociedade mais justa, mais solidária, de sermos operadores do Direito, avalizados e orientados pela ética e valores morais. Que não nos furtemos desse compromisso de sermos a diferença na sociedade. Que nosso trabalho seja para engrandecer a humanidade, que possamos lutar pela justiça, pela paz e por um mundo melhor para todos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques