24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Aulas começam dia 18 de fevereiro, mas serão on-line

A Secretaria de Educação de Dois Vizinhos tinha a intenção de iniciar o ano letivo de 2021 com aulas híbridas, mas mudou de posição depois de recomendação da Amsop.

Reunião na Prefeitura definiu a compra de material do Positivo para os alunos.

A Secretaria de Educação de Dois Vizinhos iniciou o ano de 2021 com diversos desafios, entre eles, o de planejar o ano letivo. Um dos objetivos era que, no dia 18 de fevereiro, as aulas iniciassem oferecendo aulas no modelo híbrido.

No dia 5 de fevereiro, no entanto, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), reuniu os prefeitos da região Sudoeste e, depois de muitas discussões, emitiu a recomendação de que o retorno da educação municipal acontecesse ainda de forma remota.

“Estávamos preparados para a volta da forma híbrida, como era a proposta do Estado, já que seguimos essa hierarquia. Depois da reunião da Amsop, no entanto, tivemos que fazer essa mudança. Vale lembrar que o ano letivo começa dia 18 de fevereiro, de forma presencial para professores e servidores e atendimento aos alunos que tem dificuldades”, disse Silvana Aparecida Dal Molin, secretária de Educação. 

- Publicidade -

A secretaria está convocando profissionais do último Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Atendemos cerca de 3,5 mil alunos, temos aproximadamente 315 professores efetivos, 88 contratados através do PSS e 215 estagiários que atendem a demanda da Educação Infantil e alunos inclusos. Estamos convocando os profissionais do PSS ainda da gestão passada, usando esse chamamento porque o quadro precisa estar completo mesmo sendo de forma remota”, acrescenta. 

Escolas em reforma
Durante o período de férias, equipes da Secretaria visitaram as escolas para inspecionar a estrutura. “Estávamos pensando na retomada, então, fizemos o levantamento de toda a estrutura com a equipe da Prefeitura e vimos que a grande maioria dos espaços não tinham condições de receber os alunos e necessitavam, de maneira urgente, reparos, desde limpeza, corte de grama, até situações de goteiras ou de não termos condição de colocar as crianças para dentro da sala. Pensando nisso, a Prefeitura está fazendo o levantamento para os reparos de infraestrutura e o objetivo é regularizar tudo até o dia 31 de março”, diz Sirlene da Rosa, coordenadora da Educação Infantil.

[RELACIONADAS]
Fila de espera
As matrículas e a fila de espera seguem abertas. “Os alunos que estão matriculados têm o direito garantido. Cada instituição vai fazer a organização interna quando voltar de maneira presencial. Colocamos mais uma semana para fazer a chamada para que a comunidade escolar faça o recadastramento e, a partir disso, vamos chamando de acordo com as vagas disponíveis. Vamos criar, ainda, um cronograma para os pais poderem ir até a instituição, retirar as atividades e ter contato mais próximo com os professores para que possamos garantir o direito de aprendizagem das crianças. Quem não está matriculado ainda, temos a lista de espera e estamos fazendo o recadastramento desde a primeira semana de fevereiro”, relatou Sirlene.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques