Intenção é construir uma unidade com dois mil metros² e mais de 20 leitos, para atender casos leves e médios e realizar partos e cirurgias.

Uma das principais propostas do governo municipal é a construção de uma estrutura hospitalar para atender os moradores de Salto do Lontra. A intenção é que o novo hospital trabalhe com os casos leves e médios para evitar o deslocamento a outros municípios.
Nas últimas semanas, a Prefeitura trabalhou na licitação de uma empresa especializada para elaborar o projeto de construção do hospital. “Este é um passo importante que estamos dando, porque nesta etapa será indicado que tipo de estrutura será a mais adequada para realizar os serviços que pretendemos e qual o valor necessário para tirar o projeto do papel. Estamos priorizando o andamento desta proposta”, destaca o prefeito Fernando Cadore.
Até que o novo hospital seja construído, os pacientes de casos de urgência e emergência estão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento, no antigo Posto de Saúde, no Centro da cidade. O prédio recebeu adequações e foi revitalizado.
[relacionadas]
A administração municipal também se antecipou para reservar um local para construção do novo hospital, uma área próxima ao parque de máquinas, na saída para Nova Prata do Iguaçu.
O prefeito Fernando Cadore detalha que a ideia é construir um hospital com cerca de dois mil metros² e com mais de 20 leitos. No espaço poderão ser atendidos casos de urgência leves e médios, partos e cirurgias. “Queremos oportunizar que os moradores tenham, aqui na cidade, boa parte dos serviços que precisam. Pretendemos reduzir os deslocamentos e vamos precisar ir a outras cidades somente para casos de alta complexidade”, comenta o prefeito.
Agora, o trabalho é para buscar recursos para construção. Cadore explica que há a indicação de que o Estado irá liberar dinheiro para a obra. Outra frente que o prefeito trabalha é na articulação junto a deputados estaduais e federais, para viabilizar recursos que serão usados na compra de equipamentos e aparelhos da unidade. “Estamos muito otimistas com este projeto, que é a grande bandeira que assumimos junto à população”, finaliza.