16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Nossa preocupação vai da preparação do produto à entrega

Geral

Edson Canzi, proprietário das empresas Canzi.

Fundada há pouco mais de 20 anos, a Construtora Canzi cresceu, ampliou sua área de atuação, funcionários, mix de produtos e serviços. Pertencente ao engenheiro civil e empresário Edson Antonio Canzi, a Canzi conta com construtora, loja de materiais de construção e concreteira. Apesar da pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 terminou com saldo positivo para a Canzi em negócios e também com a aquisição da Dalba Concretos, que pertencia à Construtora Dalba.

“Com o surgimento do novo coronavírus – comenta Edson Canzi –, a princípio, parecia que ia afetar a todos os setores, não só os ramos de turismo e entretenimento. Em virtude da pandemia, a economia já vinha numa alta considerável pela baixa taxa de juro da Selic, que foi uma grande jogada do Paulo Guedes [ministro da Economia], assim quem tinha dinheiro aplicado já não valia mais a pena , pois não rendia o esperado, impulsionando a construção civil.”

O setor estava represado desde 2014 até 2018/19. Com a baixa da taxa de juros, o pessoal tirou o dinheiro do banco e começou a investir em obras, comprar imóveis e a construir. Outro fator que influenciou foi a defasagem grande de imóveis residenciais em Beltrão – apartamentos e casas, que, segundo o empresário “teve um boom de negócios de 2010 a 2014 e de 2014 a 2018 freou. E o vírus chinês, em 2020, afetou vários setores, não foi o caso do alimentício e da construção civil, que tiveram um crescimento significativo; foram esses setores que seguraram o nosso PIB, para não cair tanto como estava caindo”.

- Publicidade -

Essa mudança de comportamento dos investidores, de aplicar no mercado imobiliário, também beneficiou a Canzi, pois “nesse período a loja de materiais ficou estável [em nível de vendas], mas teve um crescimento nos últimos quatro meses, como um todo no material de construção e na concreteira, impulsionada pela aquisição da Dalba Concreto, o que agregou mais valor de venda. Houve uma quantidade de venda bastante significativa na fusão dessas duas concreteiras que eram as duas maiores da cidade”, destaca Edson.

Estrutura da concreteira
A Canzi Concretos, localizada na PR 483, conta com 28 caminhões e 80% do transporte de areia dos pontos de captação e das empresas de ferro até a concreteira, em Francisco Beltrão, é feito com os caminhões da empresa. São praticamente 15 caminhões de concreto para entrega, nas obras, mais cinco caminhões com bombas que são as baterias de bombeio para entrega do concreto, além dos caminhões que estão na estrada para puxar cimento a granel de Balsa Nova (PR) e os bitrem que trazem areia e pedra.

Atendimento aos clientes
A concreteira atende clientes de Francisco Beltrão e municípios do entorno – até 40 quilômetros – e diversos tipos de obra: estrebarias, edifícios e barracões. Edson Canzi considera o uso do concreto usinado um importante aliado para as obras. “A grande vantagem do concreto usinado é que nós temos um controle tecnológico, ou seja, se o engenheiro da obra projetou um concreto de uma resistência de 20. 30 ou 40 MPA, seja qual for, nós entregamos nessa resistência indicado no projeto. Então, o nosso controle aqui é rigoroso, desde a umidade da areia, a granulometria dos agregados, tem que ter uma curva granulométrica perfeita; é diferente da obra, na obra você vai na betoneira e o controle regular a pessoa não tem, nem o conhecimento da resistência do concreto que está aplicando na obra, então quando você quer um serviço completo de qualidade, seguindo as especificações técnicas, as normas e o projeto, concreto usinado sai muito na frente que aquele que é rodado em obra”.

A concreteira procura acompanhar a evolução tecnológica do setor. Em 2020, foram compradas duas baterias de bombeio. A empresa tem cinco baterias de bombeio, uma lança e quatro estacionárias, para facilitar a vida do cliente e do pedreiro.

Preocupação com a entrega
Outra preocupação da empresa é com a entrega. A logística do concreto é um detalhe bastante importante e por isso é necessário um cronograma de atendimento.

Massa de qualidade
A Canzi preocupa-se também em oferecer massa com qualidade para as obras de seus clientes. “Para fazer o concreto nós usamos o cimento CP 40, um cimento mais forte, já para fazer a massa para reboco nós usamos outro tipo de cimento, o CP 4 e adicionamos cal, isso dá uma melhor trabalhabilidade e a massa fica mais bonita na aplicação, ou seja, a aplicação dela é mais fácil, a resistência dela é melhor e ela não vai causar fissura, porque esse cal ajuda a reter a fissura, a nossa massa foi desenvolvida no nosso laboratório”, explica o engenheiro e empresário.
[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques