Prefeito Carlinhos Turatto (PP) optou por seguir as recomendações do Governo do Estado para conter a proliferação do coronavírus.

Desde o anúncio do Decreto nº 6983/21 do Governo do Estado. A determinação principal é o fechamento das empresas que não fazem parte das atividades essenciais entre a 0h de sábado, 27, até as 5h, do dia 8 de março. Haverá também a restrição de circulação em vias públicas entre 20h e 5h, sendo proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaço de uso público.
O decreto prevê ainda a suspensão das aulas, pede a adequação de jornadas de trabalho (quando possível), restringe as atividades religiosas para a forma on-line ou individual e institui o teletrabalho nos órgãos estaduais. Empresas podem funcionar com delivery, drive-thru ou take away. As cirurgias eletivas foram suspensas por 30 dias e a fiscalização será intensificada.
“É um momento triste, chegamos ao pico da Covid-19, na região e nos três estados do Sul. Não é culpa da loja, do restaurante que serve o alimento. Infelizmente, mas nós temos que seguir um decreto do Governo do Estado. Não podemos ir contra, conversamos com todos os prefeitos e chegamos num momento que não tem mais o que fazer. Está sendo escolhido o paciente que vai viver ou morrer. Não temos mais UTI, em Dois Vizinhos, mas conseguimos colocar 20 leitos de enfermaria para atender a região. As vagas, infelizmente, estão surgindo somente quando falece alguém”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito Nery Maria (PSDB), pediu a colaboração de todos. “É um momento difícil não só de Dois Vizinhos, mas de todo o Brasil e peço a colaboração e compreensão de todos. É difícil, mas precisamos nos sacrificar agora para ficar a vida toda com essa loucura de pandemia, de morte de amigos, parentes, conhecidos. Como empresário, gostaria de conclamar que todos façam sua parte, colaborem, vamos fazer nossa parte e logo vamos estar bem, com saúde”, resumiu.
A gestora de saúde, Claudete Meurer, destacou que o atendimento segue para pessoas com sintomas da doença. “Vamos continuar trabalhando normal no atendimento à Covid-19. Estendemos o atendimento na clínica da mulher, até as 20h durante a semana e, nos fins de semana, será das 7h às 19h, inclusive, com a medicação sendo dispensada no local. No sábado, 27, vamos vacinar os idosos de 84 anos, até as 11h, e pedimos para que o pessoal nos procure. Tivemos 25 casos positivos na sexta, nossa positividade está aumentando e precisamos desse período de isolamento para ver se o vírus estabiliza. Por isso, pedimos para as pessoas ficarem em casa, se cuidar, evitar aglomerações, mesmo entre famílias”, relatou.
O secretário de Governo, Diego Borsatti, destacou que o prefeito até poderia optar em manter o comércio aberto, entretanto, não tem justificativas para isso. “O governo, quando cria um decreto desses, se baseia em normas técnicas e, para nós, deixar o comércio aberto, por exemplo, precisaríamos de uma justificativa e nesse momento nós não temos”, resumiu. Silvana Dal Molin, gestora da Educação, destacou que todos os servidores da pasta vão voltar para o trabalho remoto e que as aulas em instituições particulares também estão proibidas a partir de agora.
[relacionadas]
Entre segunda e sexta, 106 novos casos
Na tarde de ontem, 26, a Prefeitura de Dois Vizinhos divulgou novo boletim com os números de coronavírus no município. Foram 25 casos em 24 horas. No total, 4.095 duovizinhenses já tiveram o vírus durante a pandemia, sendo que 3.825 já estão recuperados, 218 em isolamento domiciliar e 15 em hospitais.
São ainda 113 pessoas que aguardam os resultados dos exames. Nos últimos cinco dias, o município confirmou 106 novos casos, 23 pessoas se recuperaram, sete pacientes foram internados em hospitais e um óbito foi relatado. O número de suspeitos subiu de 38, na segunda, para 113 na sexta, um salto de 75 exames coletados. O número de vacinados saltou de 604 para 672 pessoas.