Geral

Os estudantes do curso técnico de enfermagem do Colégio Premem, em Pato Branco, querem assegurar direito de estágio para concluir o curso e ingressar no mercado de trabalho. Eles estão impossibilitados de frequentar os estágios profissionais obrigatórios para conclusão de sua formação profissional por conta dos decretos que impedem as aulas presenciais e isso inclui os estágios supervisionados. Os alunos foram recebidos no Núcleo Regional de Educação onde puderam expor suas dificuldades.
A comitiva formada por um grupo de estudantes fez um apelo à chefia do Núcleo de Educação para autorizar a volta aos estágios. O estudante Edenilson José Kukol disse que todos estão impedidos de finalizar as atividades e isso está causando enormes prejuízos a todos. “Nós estamos impedidos de ingressar no mercado de trabalho, porque sem os estágios não recebemos os certificados de conclusão.”
O processo, segundo o estudante, já está atrasado em 12 meses, gerando prejuízos enormes para todos. “Neste momento de pandemia com hospitais e unidades de saúde precisando de profissionais estamos impedidos de atuar por falta de atitude do Estado em autorizar os estágios, porque os alunos da iniciativa privada seguiram normais com seu cronograma de estudos.”
O professor Marcelo Oltramari, assessor do Núcleo Regional de Educação, disse que o Núcleo aguarda a posição do Conselho Estadual de Educação para dar uma reposta definitiva aos estudantes. “Precisamos de uma posição de nossa chefia para poder responder a esta demanda dos estudantes de Pato Branco.”