19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Projeto Caixa D’Água atende famílias de nove municípios da região de Beltrão

Serão atendidas 215 famílias que integram o Programa Família Paranaense.

Equipe descarrega caixa d’água para atender família de Pérola D’Oeste.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Programa Caixa D’Água contemplou nove municípios da região Sudoeste e atenderá 215 famílias. O projeto disponibiliza uma caixa d’água e um kit de instalação às famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem caixa d’água em casa.

Estas famílias recebem capacitação para instalação adequada e o subsídio financeiro de R$ 1 mil, para viabilização da instalação. Em 2020, o programa chegou ao total de quatro mil famílias beneficiadas, em 144 municípios. Conforme a Sejuf, o projeto proporciona a melhoria das condições habitacionais das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o abastecimento durante interrupções no fornecimento de água. O projeto também evita a retirada de água da rede de distribuição durante horários de pico, contribuindo assim para o equilíbrio de todo o sistema.

[relacionadas]
Na região de Francisco Beltrão foram atendidos nove municípios, prioritários do Programa Família Paranaense/Nossa Gente Paraná. O programa tem por objetivo promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside. O foco do programa é promover a potencialização da autonomia nas famílias.

- Publicidade -

Para ser selecionada no projeto, a família deve atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; estar inscrita no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social, conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Família Paranaense; possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa.

A chefe do Núcleo Regional da Sejuf, Margarete Misturini Dalla Costa, informa que dos nove municípios, Santo Antônio do Sudoeste foi o único em que as famílias receberam os benefícios do projeto em 2020, na primeira etapa de execução. As famílias dos outros oito municípios estão recebendo as caixas e demais benefícios em 2021.
Pérola D´Oeste

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pérola D’Oeste, em parceria com a Sanepar, entregou, neste mês, os kits para a instalação dos reservatórios de água para as famílias selecionadas do Projeto Caixa D’Água. As famílias foram selecionadas pelo comitê local de atuação do Programa Família Paranaense. Funcionários do Parque de Máquinas da Prefeitura de Pérola D’Oeste ajudaram na entrega dos kits.
*Com informações das assessorias de imprensa.

Municípios beneficiados:
Boa Esperança do Iguaçu: 15 famílias
Manfrinópolis: 15 famílias
Marmeleiro: 30 famílias
Nova Esperança do Sudoeste: 15 famílias
Pérola D’Oeste: 20 famílias
Pranchita: 30 famílias
Salgado Filho: 30 famílias
Santa Izabel do Oeste: 30 famílias
Santo Antônio do Sudoeste: 30 famílias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques