Geral

Após o Governo do Estado alterar as regras sobre as medidas restritivas relacionadas à pandemia, a Prefeitura de Francisco Beltrão publicou um decreto flexibilizando os horários antes mais restritos. “Nossas reivindicações foram atendidas, estava na hora de ter essa flexibilização, porque a situação, para muitos do comércio, estava complicada, tem aluguel, tem despesas e como o pessoal tira recurso?”, comentou Vilmar Bottin, do Sindilojista.
[relaciondas]
Ele lembrou que nas conversas com o vice-governador Darci Piana (PSD) foi explicado que o decreto estadual “era um balizador”, mas cada município poderia operar de acordo com suas demandas. O prefeito Cleber Fontana (PSDB) disse que, de forma geral, o município segue o Decreto Estadual 7.320/2021, que está em vigor, “mas o município está adotando algumas adequações dentro da realidade do município”. A decisão de Cleber agradou.
Ficou um horário bom
“Eu acho que ficou um horário bom, das 8:30 às 18:30 de segunda a sexta e nos sábados das 8:30 às 12:30, porque o sábado (fechado) era a nossa maior reclamação”, diz a lojista Noeli Nina de Souza.
Dilatar e não concentrar o horário
O também lojista João Manoel Rios concorda que a volta ao horário normal foi positiva. Ele afirma que é importante a retomada do horário e, se forem mantidos todos os protocolos que já eram adotados, não há risco. “E quanto mais dilatar o horário, é melhor do que restringir”. João Giacobo revela que o movimento da loja baixou nessas semanas de horário reduzido (das 10 às 17 horas). E ele tem a mesma visão dos demais lojistas sobre o horário: “Tem que fazer o contrário do que foi feito, ampliar, porque se diminui o horário, o fluxo de pessoas fica ainda maior”.
Bares e restaurante até as 23 horas
Além do comércio em geral, outra flexibilização positiva foi para bares e restaurantes, que antes tinham que fechar às 20 horas — agora às 23. “Até às 20 ficava inviável, tanto para nosso atendimento como para as entregas”, resumiu Marizane Brancalione, do Núcleo de Gastronomia de Hoteis e Turismo. “Podendo atender até as 23 horas, e nos sábados, vai melhorar, essa flexibilização maior do novo decreto nos ajuda bastante”, completou Marizane.
Confira as adequações
Comércio em geral: Segunda a sexta-feira das 08h30 às 18h30.
Sábados: das 8h30 às 12h30.
Domingos: fechado.
Bares e restaurantes: Segunda-feira a sábado, atendimento até as 23 horas.
Restaurantes: domingos das 11 às 15 horas.
Supermercados: Restrição de crianças menores de 12 anos de idade.
As demais regras seguem o Decreto Estadual 7.320/2021.