Geral

A pandemia da Covid-19 tem sido implacável para todas as pessoas numa esfera global, ainda mais para aquelas que vivem em extrema vulnerabilidade social. Neste contexto, a fome voltou a fazer parte da realidade de muitas famílias País afora. Até agora, mais de 923 toneladas foram recebidas pela campanha.
Em abril de 2020, a Campanha Estadual do Mesa Brasil – iniciativa emergencial idealizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac –, buscou parceiros a fim de minimizar os impactos da pandemia na vida dos paranaenses. Os veículos de comunicação comandados por redes de TV, rádios filiadas à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e os jornais da Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) somaram forças, ampliando a divulgação, sendo correalizadores dessa grande mobilização de combate à fome e ao acesso de itens básicos de higiene e limpeza.
A iniciativa completa um ano neste mês e segue levando alimentos, produtos de higiene e limpeza para pessoas que vivem no Estado. Empresas e pessoas físicas de diversas cidades do Paraná atenderam a esse apelo e foram solidárias doando para a campanha. O resultado disso está nos números: mais de 923 toneladas de produtos foram arrecadadas pelas unidades do Sesc e do Senac (PR).
No Paraná, foram 907.121 quilos de alimentos, 11.389 quilos de materiais de limpeza e 4.765 quilos de itens de higiene pessoal, automaticamente repassados para as instituições sociais e pessoas que mais precisam.
Na região Sudoeste – Francisco Beltrão, Pato Branco e Palmas – as unidades do Sesc receberam 111.344 kg, de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza. A coordenadora do Mesa Brasil em Francisco Beltrão, Denise Trindade disse que essa semana não foi contabilizado o quantitativo ainda, “mas a nossa arrecadação foi muito boa”.
Reta final
Em 2020, a campanha, em conjunto com a atuação sistemática do Mesa Brasil Sesc, somou 2.522.273 kg de produtos, beneficiando 250.943 pessoas atendidas por 741 instituições paranaenses. Somente a Campanha Estadual do Mesa Brasil recebeu no ano passado, em média, 89 mil kg por mês. No entanto, em 2021, no auge da pandemia, nos três primeiros meses do ano foram contabilizados uma média mensal de 33 mil kg arrecadados.
As empresas e pessoas físicas têm até o dia 29 de abril para contribuir com a campanha. As doações são automaticamente repassadas a instituições sociais que assistem pessoas em vulnerabilidade social.
A campanha continua podendo ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras.
Os números da região
Francisco Beltrão
Arrecadação: 94.086 kg de alimentos. 16 kg de produtos de higiene. 17 kg de produtos de limpeza.
Pato Branco
Arrecadação: 11.918 kg de alimentos.22 kg de produtos de higiene. 54 kg de produtos de limpeza.
Palmas
Arrecadação: 5.340 kg de alimentos.18 kg de produtos de higiene. 28 kg de produtos de limpeza.
Fonte: Mesa Brasil/Sesc – Francisco Beltrão