11.5 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Uma vida marcada pela persistência para alcançar os objetivos

Geral

Cláudia Silveira Furlan: muita dedicação para conseguir o sucesso.

A história da farmacêutica e empresária Cláudia Silveira Furlan é permeada de muitos desafios e conquistas. Filha de família humilde, do interior de Dona Francisca (RS), Cláudia saiu de casa para cursar Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na universidade acabou conhecendo o beltronense Luiz Furlan, então estudante de Odontologia. Os dois começaram a namorar, Cláudia engravidou, teve de desistir do curso e começar a trabalhar.

Cláudia morava na Casa do Estudante e sobrevivia bordando avental dos estudantes de Medicina e Odontologia. Ela acabou fazendo concurso para ingressar no Banrisul, foi aprovada e assumiu sua vaga em Novo Hamburgo, cerca de 280 quilômetros distante de Santa Maria. Por isso, teve que desistir do curso de Veterinária e deixou o filho William para ser cuidado pelos avós, em Francisco Beltrão.

O futuro de Luiz e Cláudia não estava no Rio Grande do Sul. Depois da formatura dele em Odontologia, em 1992, o casal veio morar em Francisco Beltrão. E os desafios continuaram para Luiz e Cláudia, mas principalmente para Cláudia, que anos depois se formou em Farmácia e hoje comanda a Farmácia Natural Via, em Francisco Beltrão.

- Publicidade -

Cláudia se emociona ao relembrar parte de sua vida no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O plano de Luiz era o retorno para montar uma clínica de odontologia em Beltrão, o que aconteceu após a formatura dele. Cláudia seguiu o marido, mas não ficava em casa a semana toda. Como era funcionária do Banrisul, conseguiu transferência de Novo Hamburgo para a agência de Chapecó (SC). Ela vinha a Beltrão sábado e domingo e no começo de semana retornava para trabalhar em Chapecó. O filho William se formou em Odontologia, juntamente com a esposa, Janaína. Os dois trabalham na Furlan Clínica Odontológica, junto com Luiz Furlan.

Novos desafios
Em 1994 Cláudia teve a segunda gravidez. Mesmo assim, ela continuou viajando de ônibus em plena gravidez do filho Rubens. Recentemente, Rubens se formou em Medicina e reside em Cascavel. Na segunda gravidez, Luiz pediu para que Cláudia fizesse a opção entre casamento ou trabalho. Caso a escolha fosse Beltrão, ele iria montar uma empresa para Cláudia administrar. Em 1996, os irmãos Luiz e Francisco montaram a Farmácia Furlan, em Renascença, para as esposas, respectivamente Cláudia e Andreia.

O começo foi difícil porque as sócias não tinham capital de giro e iam e voltavam de ônibus, diariamente, entre Francisco Beltrão e Renascença. “A gente teve de ralar bastante”, lembra a empresária.

Os desafios continuaram para Cláudia, que percebeu a importância de voltar a estudar para prestar um atendimento melhor e qualificado aos clientes. Então, ela prestou vestibular para o curso de Farmácia na Unochapecó, em Chapecó, e voltou novamente a encarar a estrada, de ônibus. Ficava em Beltrão-Renascença sábado e domingo, e na segunda-feira seguia para Chapecó, para cursar a faculdade. Essa rotina perdurou de 2003 a 2007, até a empresária concluir o curso.

Vencida mais uma etapa, Cláudia se tornou sócia da Farmácia Natural Via, em Francisco Beltrão. Em 2007 surgiu a oportunidade de Cláudia e Andreia comprarem a Natural Via, da primeira proprietária, Simone Úrio. Com o suporte dos esposos, o negócio foi fechado. Anos depois Cláudia comprou a cota da cunhada na Natural Via, que já produzia medicamentos homeopáticos.

Paixão pela homeopatia
O envolvimento e a paixão com a homeopatia foram acontecendo aos poucos. Cláudia fez a disciplina optativa de homeopatia depois de concluir o curso. Ao ver os resultados e a demanda por medicamentos homeopáticos, cujo preceito é tratar a causa, a farmacêutica sentiu a necessidade de fazer um curso de pós-graduação na área no Instituto Equilibra, em Curitiba. E ainda continua fazendo novos cursos anualmente ofertados pela Consulfarma.

Equipe da empresa
A farmácia está localizada na Rua Antonina, no cruzamento com as avenidas Porto Alegre e Antônio de Paiva Cantelmo, no Centro de Francisco Beltrão. Cláudia enfatiza que o forte da empresa são os medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e nutracêuticos.

A Natural Via conta com três atendentes e as farmacêuticas Cláudia Silveira Furlan, que se dedica à produção de medicamentos homeopáticos, florais e tinturas-mãe; Maristela Campos Maso, que produz medicamentos dermatológicos, xaropes, soluções e cápsulas; está sendo contratada a farmacêutica Samara de Lara Machado, para dar suporte à demanda da empresa e melhor atendimento aos clientes na dispensação dos medicamentos.

A farmácia também produz e vende medicamentos manipulados receitados por médicos e nutricionistas, assim como os medicamentos alopáticos. A clientela é composta por pessoas da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.
[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques