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Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Com casa de festas fechada há um ano, casal cria serviço de delivery inovador

Geral

A empresária e promotora de eventos Maitê Ribeiro dos Santos já tinha arrumado o salão para a festa de aniversário que aconteceria no outro dia quando um decreto municipal cancelou eventos, junto com outras medidas restritivas. Era março de 2020 e a expectativa de que as restrições durassem apenas algumas semanas não aconteceu. Já faz mais de ano que o Kuka, administrado pela empresária, não realiza festas infantis.

“A gente não sabia se a situação ia se prolongar, tínhamos quase 100 datas reservadas, então fomos remarcando o que dava, mas a grande maioria das festas foi cancelada”, conta Maitê. Ela e o marido, Elair, haviam adquirido o local há pouco mais de dois anos, ainda estavam pagando o espaço e investimentos feitos em mesas e brinquedos. Com a pandemia, sumiram os eventos e ficaram os custos — os funcionários foram demitidos, o aluguel está suspenso, mas ainda era preciso bancar as despesas fixas.

Em meio à pandemia, o casal pensou em aproveitar a estrutura do salão de festas para gerar receita e bancar os custos do local. Começaram, então, um sistema de delivery: criaram as receitas, estruturaram melhor a cozinha e lançaram o cardápio com porções e pratos à base de peixe e frutos do mar. Como o decreto permitiu a volta do atendimento em restaurantes e lanchonetes, passaram a receber os clientes no espaço em datas temáticas — Dia das Crianças, Natal, Ano Novo —mas ainda sem poder agendar festas. “Essa abertura para os clientes virem aqui começou a dar um bom resultado, porque criamos bons pratos, num ambiente seguro do ponto de vista sanitário e com espaço que poderia ser utilizado pelas crianças. A proposta teve uma boa aceitação, principalmente pelo diferencial dos brinquedos, sendo uma boa programação para os pais, que podiam relaxar, e para as crianças, que tinham um ambiente apropriado para gastar energias. Nem de longe conseguimos o faturamento que tínhamos com as festas, mas amenizou a situação e conseguimos renegociar algumas dívidas”, relata a proprietária.

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Hoje o Êba Filé atende de terça a domingo (das 18h às 23h) com o delivery de porções. O atendimento presencial foi suspenso no fim de fevereiro, com o endurecimento das medidas, e o casal voltou a trabalhar somente com as entregas. Um dos pratos mais famosos é a porção de filé de tilápia com uma técnica própria que a deixa mais crocante. Entre os mais pedidos também porções à base de camarão, sempre fresco, e um dos diferenciais é o espetinho. Agora, Maitê e Elair estão trabalhando para aprimorar o cardápio e fortalecer o Êba Filé enquanto os eventos não são permitidos. “Nossa ideia é, assim que pudermos retomar o atendimento, abrir o Kuka Park em três dias do mês e reforçar o delivery, que é o que tem nos ajudado a custear uma parte das despesas fixas do local neste período”, diz Maitê.
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