Criança, que foi vítima dos golpes de facão, saiu da UTI e quadro é estável.

A Polícia Civil de Santa Catarina autuou em flagrante o homem de 18 anos, identificado como Fabiano Kipper Mai, preso pelos assassinatos de cinco pessoas, sendo três crianças e duas mulheres, em uma creche na cidade de Saudades, no Oeste catarinense, distante a 125 quilômetros de Francisco Beltrão.
De acordo com o Delegado de Polícia Jerônimo Marçal, responsável pelo caso lavrado na Delegacia de Polícia do município vizinho de Pinhalzinho, o preso foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados e uma tentativa de homicídio de uma criança, que logo após o crime foi transferida para hospital em Chapecó pela equipe do Helicóptero SAERFron da Polícia Civil.
[relacionadas]
As qualificadoras dos crimes foram motivo torpe, utilização de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e a utilização de meio cruel. Com o procedimento lavrado pela Polícia Civil, o homem já se encontra sob a tutela do Departamento de Administração Prisional.
Até ontem à tarde, conforme boletim do Hospital Regional de Chapecó, Fabiano estava sedado, em leito de UTI, em recuperação do pós-operatório. Ele tentou suicídio após o ataque. E a criança, de 1 ano e 8 meses, que teve ferimentos graves, saiu na UTI Pediátrica, com quadro estável, e foi para o Hospital da Criança. Pelos próximos dias, a Polícia Civil de SC seguirá realizando os trabalhos no inquérito policial instaurado para apurar a motivação dos crimes.
Estão sendo tomados depoimentos de testemunhas. O delegado Jerônimo Marçal pretende fazer o interrogatório do autor nos próximos dias e aguarda também autorização judicial para acessar equipamentos eletrônicos apreendidos com o preso. A Polícia Civil também aguarda os laudos periciais em trabalho que está sendo feito pelo Instituto Geral de Perícias (IGP/SC).
O fato
O delegado Jerônimo informou que o autor levou duas armas brancas, mas só usou uma delas: um facão com lâmina de pelo menos 50 centímetros. Ele tinha comprado as duas armas há pouco tempo e quando questionado pela irmã, teria brincado que seriam utilizadas para maltratar um bicho de estimação. O delegado acredita que a creche tenha sido um alvo pela facilidade que o agressor encontraria para invadir e praticar os crimes, mas tudo será apurado a partir do depoimento de testemunhas e do próprio autor.
Ao chegar no local, Fabiano teria atacado primeiro a professora Keli Adriane Aniecevski, 30. Ferida, ela teria corrido para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos. Esta última chegou a ser socorrida, mas morreu logo em seguida.
O autor continuou os ataques, matando as duas professoras, três crianças e deixando uma gravemente ferida. Saudades fez um velório coletivo das cinco vítimas, reunindo um grande número de familiares e amigos.